As possibilidades do jornalismo no mercado atual foi tema de encontro na Católica

Entre os dias 15 e 16 deste mês, o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco realizou encontro para debater as oportunidades do jornalismo no mercado de trabalho atual. O interesse do público superou as expectativas da organização, que abriu espaço não só para os calouros, como pretendido inicialmente, mas também para os veteranos e alunos de outros cursos.  A iniciativa é uma forma de recepcionar os alunos e lhes apresentar a estrutura da Unicap.

No primeiro dia do evento, ainda antes da mesa de debate, foram realizadas duas pequenas apresentações para esclarecimentos de processos e trâmites para estágio e obtenção de bolsas de estudo, assuntos de grande interesse para os alunos. Padre Marcos esclareceu as dúvidas dos alunos quanto aos programas sociais de financiamento estudantil que a universidade oferece, tanto públicos por meio do Fies e Prouni, quanto por meio da parceria privada com a Fundacred. Já o professor Leonel Morais tirou dúvidas quanto ao processo legal do estágio.

fotoNo segundo momento da noite, a mesa de debate foi formada em sua grande parte por ex-alunos da Universidade.  As jornalistas Silvia Bessa (Diario de Pernambuco), Lydia Barros (Pernambuco.com) e Michele Cruz (Dupla Comunicação), o fotógrafo Rodrigo Lobo (Roi Roi), e os estudantes Eduarda Barbosa e Afonso Bezerra compuseram a mesa. Os profissionais dividiram com o público suas experiências no mercado de trabalho, inclusive tirando muitas dúvidas dos alunos presentes.

Professora do curso de Fotografia e Jornalismo, Carol Monteiro foi um das organizadoras do evento. “A programação da forma como se deu foi fruto do que já vinha acontecendo em Fotografia. Apresentei uma proposta para Juliano sobre como poderíamos recepcionar os alunos de uma maneira diferente e assim foi feito. Priorizamos trazer profissionais que foram alunos da Católica”, explicou.

A segunda noite de evento foi uma oportunidade para os alunos obterem informações sobre pesquisa e iniciação científica. Rayane Marinho, aluna da Unicap e uma das integrantes do DA Vladimir Herzog (Diretório Acadêmico), também esteve presente ao encontro e explicou o importante papel do diretório e sua atuação junto à Unicap.

Chico Carlos, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, forneceu informações sobre a pré-sindicalização e esclarecimento do papel do sindicato e sua reformulação. Segundo ele, é importante a participação de novos profissionais e estudantes no sindicato para o avanço da categoria.  Saiba mais em: Sinjope

12721917_946543655440774_902910533_nCom mediação de Andréa Trigueiro, os convidados para o debate da noite foram os jornalistas Bianka Carvalho (TV Globo), Vitor Araújo (Rádio CBN), Jeoás Farias e Barbara Brandão (Pontes Digitais) e Claudia Carina (Corujices). Além de suas experiências pessoais, eles falaram sobre o mercado e a respeito dos veículos em que atuam. Noutro momento, os ex-alunos Caroline Rangel, Danilo César e Simone Graf deram depoimentos sobre os caminhos que percorreram em busca da formação profissional.