Articulação do Movimento dos Moradores de Rua é tema de encontro na Católica
|Aconteceu na manhã desta terça-feira (30), no auditório do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, o encontro de Articulação do Movimento dos Moradores de Rua no Recife. Com a finalidade de informar essas pessoas sobre os direitos que possuem e instruí-las a alcançá-los, estiveram presentes os coordenadores do Movimento, representantes da Pastoral do Povo de Rua, da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, além de moradores de rua.
Entre os diversos temas abordados, foi apresentado o Consultório Nacional na Rua, cuja missão é fazer com que essas pessoas, mesmo morando na rua, tenham saúde e possam receber os cuidados básicos necessários. A equipe local do Consultório na Rua possui uma equipe de 10 pessoas, incluindo os motoristas. Uma de suas representantes, Brena Leite, alerta para a falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Outro tema tratado, desta vez por Genivaldo Francisco, foi como educar e transformar pessoas a partir da arte, levando durante seis meses o teatro, a música, a dança àqueles que necessitam também de lazer e entretenimento. Esse projeto já atende 35 pessoas entre 15 e 35 anos de idade, mas tem planos para aumentar essa quantidade para 150 pessoas. Um vídeo onde esses jovens contam sobre a própria experiência no teatro gerada por essa oportunidade foi exibido para os presentes com o intuito de expôr e exemplificar os efeitos positivos que o projeto tem sobre a vida das pessoas que participam. Essas pessoas falam como foi alcançar o sonho de estar em um grande palco contando a própria história por meio do teatro e mostram como a equipe, mesmo com diversos problemas, se uniu e conseguiu chegar ao objetivo esperado.