Arte pernambucana é mostrada na I Semana de Exposição Cultural da Unicap

eventos

Um evento pensado nos mínimos detalhes. Foi assim o primeiro dia da I Semana de Exposição Cultural, promovida pelos alunos do 3º módulo do curso de Eventos da Universidade Católica de Pernambuco, como trabalho de conclusão da disciplina Eventos Expositivos, ministrada pela professora Elisa Barreto.

Com o tema “Nossa cultura é de aço e ninguém poda”, os alunos Beatriz Menezes, Marilene Maria do Nascimento e Netanias Júnior capricharam na pesquisa, planejamento e execução do evento, que procurou mostrar a riqueza da cultura pernambucana, por meio do teatro de bonecos, da literatura de cordel e da dança do coco.

Na entrada do Salão Receptivo da Unicap, os visitantes já entravam no clima do evento, sendo presenteados com bonequinhos de barro e nego bom. Todo o espaço estava decorado com elementos da nossa cultura, como sombrinhas de frevo, mamulengos, banners com textos da literatura de cordel, cestos de palha, mesas forradas com toalhas de chita, colheres de pau… Um vídeo exibia documentários sobre o carnaval, o frevo, o maracatu e a literatura de cordel. A culinária regional também não foi esquecida, e os professores, alunos e funcionários que visitaram a exposição puderam eventossaborear pé de moleque, bolo de milho, cocada, tareco… Se já não fosse o bastante, os alunos que produziram o evento ainda trouxeram de Beberibe o grupo de coco Miudinho, formado por crianças e adolescentes, que fizeram uma vibrante apresentação.

A aluna Marilene Maria do Nascimento disse que foi muito gratificante produzir o evento, que lhe deixou ainda mais interessada na arte pernambucana. “Estivemos, inclusive, em Glória do Goitá, para conhecer o Museu do Mamulengo”, destacou. Já a professora Elisa Barreto estava muito feliz com o trabalho realizado pelos alunos. “Com esse evento, procuramos aliar os conceitos teórico e prático, por meio de uma exposição que interagisse com o público. E os alunos conseguiram isso”, elogiou.

A I Semana de Exposição Cultural prossegue até o dia 5 de junho, das 18h30 às 21h, no salão receptivo da Unicap, no 1º andar do bloco G. Confira a programação:

Dia 29/05 – Um olhar com as mãos

Dia 31/05 – Exposição fotográfica