Arquitetura colonial em debate na Católica

Estudantes e professores dos cursos de Arquitetura e História da Católica fizeram uma viagem no tempo ao assistirem à palestra do professor Fernando Guerra, que falou sobre as construções portuguesas, espanholas e brasileiras durante a União Ibérica. Este período histórico, que vai de 1580 a 1640, marca um momento em que Portugal estava unido à Espanha, sendo inclusive governado pelo rei espanhol Felipe II. O evento aconteceu na sala multiuso do bloco D e foi promovido pelo Laboratório de Arqueologia da Unicap.

Fernando Guerra, que além de arquiteto e historiador, é doutor em arqueologia e conservação do patrimônio histórico, viajou para Portugal, Espanha e México, entre outros países, a fim de realizar pesquisas sobre os estilos arquitetônicos das igrejas coloniais. O trabalho tem foco na Igreja de Santo Antônio do Carmo, em Olinda. Adjacente ao templo, que existe até hoje, havia um convento, que chegou a ser retratado em pinturas do holandês Frans Post. O professor apresentou uma reconstrução, feita por computador, do complexo igreja-convento, dando uma ideia da grandeza da construção.

Os presentes ao encontro também viram mapas de Olinda no século 16, com a paliçada que servia para defesa. O professor deu a indicação de onde se localizam hoje importantes edificações do período colonial. “Recife é a única cidade do Brasil que tem outra embaixo”, disse o professor, referindo-se à Cidade Maurícia, localizada onde hoje está a Rua do Imperador. Guerra frisou a importância de se preservar prédios históricos, como a Igreja da Sé, que, para ele, é de fundamental significado tanto para arquitetura de Portugal como do Brasil.

Fernando Guerra aproveitou a ocasião para lançar o livro “As duas faces de um mesmo monumento: a Igreja e o Convento de Santo Antônio do Carmo em Olinda”, no qual o professor detalha os estudos apresentados na palestra. Ao final do encontro, o professor convidou os alunos presentes a participarem com ele de uma visita guiada ao sítio histórico.

O livro “As duas faces de um mesmo monumento: a Igreja e o Convento de Santo Antônio do Carmo em Olinda” está à venda no Laboratório de Arqueologia da Unicap. O telefone é 2119-4192.