Arquidiocese de Olinda e Recife e OAB-PE inauguram Comitê Contra Corrupção Eleitoral na Unicap
|A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, na manhã desta segunda-feira (9), reunião que definiu os últimos detalhes para a criação do Comitê Contra a Corrupção Eleitoral – Lei 9840. A iniciativa é uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco (OAB-PE) e com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e do Colégio São José.
Estiveram presentes à reunião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano; o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens; a coordenadora da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração da Unicap (Astepi), professora Maria Rita Holanda; o organizador do comitê, Padre Francisco de Assis Mota; representantes do Colégio São José e assessores da Arquidiocese de Olinda e Recife, OAB-PE e Unicap.
Na reunião ficou definida a inauguração do Comitê Contra a Corrupção Eleitoral para esta quinta-feira (12), às 14h, no Auditório G1, 1º andar do bloco G, e que ele funcionará nas dependências da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração da Unicap (Astepi), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Astepi fica na Rua Afonso Pena, 249, Boa Vista.
O objetivo desse projeto é dar ao cidadão orientações sobre as leis eleitorais, principalmente a Lei complementar 135, mais conhecida como “Ficha Limpa”. Além de possibilitar que ele faça denúncias sobre possíveis irregularidades dos políticos neste período de campanha. Para isso, estudantes de Direito da Católica acompanhados de advogados receberão as acusações e depois encaminharão ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).