Aplicações de resina PET marcam abertura da II Semana de Engenharia Química

A tecnologia, processamento e aplicações da resina PET foram os pontos abordados na palestra que marcou a abertura da II Semana de Engenharia Química, na noite desta terça-feira (11), no auditório Dom Helder. Quem falou sobre o assunto foi o gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Indorama Ventures, Valmir Athayde.

A empresa tailandesa de poliéster com 24 anos de atuação está presente em 27 países da África (3), Américas (4), Ásia (6) e Europa (14). Em Pernambuco a companhia opera uma planta no Complexo Portuário e Petroquímico de Suape há onze anos. A capacidade de produção é de 1.500 toneladas de poliéster por dia. Para dar a dimensão da produção, Atahyde usou como exemplo uma garrafa PET de refrigerante de dois litros que, segundo ele, pesa em torno de 40 gramas.

Ao longo da apresentação, ele detalhou toda a a cadeia produtiva do poliéster, desde o óleo cru, passando pela síntese, tecnologias e suas aplicações em embalagens dos mais diversos produtos da indústria, desde embalagens até utensílios de cozinha.

O engenheiro químico também destacou as oportunidades que a área oferece no mercado de trabalho no Estado em todas as etapas de produção. “Pernambuco é um dos principais polos de poliéster do Brasil. Aqui se concentram as maiores fábricas do país, da refinaria ao envasamento. Temos toda a cadeia aqui”.

Essa relação entre a Universidade e as empresas foi frisada pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap, Profª Drª Andrea Camara, ao dar as boas vindas aos participantes. “Eu destaco a importância desses eventos para vocês alunos porque temos a oportunidade de ver no mercado de trabalho, nas empresas que trabalham com engenharia química, aquelas conceituações teóricas que estamos escutando e desenvolvendo em sala de aula. É um momento em que a gente está fazendo o vínculo entre a academia, seja no ensino, pesquisa e extensão, e o mercado de trabalho”.

Segundo o organizador do evento e coordenador do curso de Engenharia Química, o tema foi escolhido justamente por representar oportunidades no mercado para os futuros profissionais que serão formados pela Unicap. “Eles vão ter contato com profissionais de diferentes segmentos e uma coisa que marca bem essa Semana é a interação com empresas. Temos mais de cinco empresas interagindo nas palestras e à tarde temos quatro minicursos”, explicou o Prof. Dr. Edson Gomes.

Confira logo abaixo da galeria de fotos a programação completa do evento.

II SEMANA DE ENGENHARIA QUÍMICA UNICAP 11, 12, 13 E 14 SETEMBRO AUDITÓRIO DOM HELDER

1º dia – 11/09 (Terça-feira) 18:30 – Recepção dos Participantes • 18:50 – Abertura – Prof. Dra. Andrea Câmara – Diretora do CCT – UNICAP • 19:00- Palestra de abertura “Tecnologia, Processamento, Aplicações da Resina PET“ o Eng. Químico Valmir Athayde – Indorama Ventures Polímeros S.A. o Gerente de QHSE – Quality, Health, Safety, Environment.

2º dia – 12/09 (Quarta-feira) • 18:30 – Recepção dos Participantes • 19:00- Mesa redonda –“Tecnologia de Processamento dos Polímeros”. o Sandra Valéria – Química – Ruplast o Sandro Oliveira – Fricalor o Priscila Bezerra – Eng(a). Química – Fricalor o Francisco Lima – Plastamp o Alan C. Oliveira – Gerente de Operações – Fribrasa

3º dia – 13/09 (Quinta-feira) 18:30 – Recepção dos Participantes • 19:00- Palestra – “Polímeros Aplicados na Indústria de Tintas Imobiliárias” o Eng. Químico Eduardo de Andrade Cavalcanti – Akzonobel

MINICURSOS

MINICURSO I – Produção de Cerveja Artesanal (20 VAGAS) 11 e 12/09/2018 – (14:00 às 17:30) – Teoria e demonstração do processo industrial – Laboratório de Engenharia de Processos (Bloco D, sala 806) (14:00 – 17:30h) – Eng. Químico João Pedro Hipólito – Cervejaria Princesa Serrana MINICURSO II – Cerâmicas, Polímeros e suas Diversas Aplicações (35 VAGAS) 11 e 12/09/2018 (14:00 – 17:30h) – Sala 706 – Bloco A – Prof. Dra. Germana Arruda de Queiroz