Ansiedade social é discutida em palestra na Unicap

Com o objetivo de unir os esforços de produção e de conhecimento partilhados entre a graduação e a pós-graduação em Psicologia, a Universidade Católica de Pernambuco promoveu a palestra “Ansiedade Social na Perspectiva Cognitivo Comportamental”, ministrada pela Prof.ª Maria Eduarda Costa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Unicap. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (15), no auditório G2 da Católica.

“Eu utilizo no meu trabalho a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura com o conceito de autoeficácia. No entanto, todo meu estudo é baseado principalmente na questão da ansiedade social e meu sujeito de pesquisa são os alunos daqui da Católica”, detalhou a Prof. Maria Eduarda sobre seu projeto que está sendo desenvolvido no mestrado, mote principal da noite.

A Prof.ª Dr.ª Suely Santana, orientadora de Maria Eduarda e idealizadora do encontro, destacou a importância da temática abordada. “O tema é tão interessante que toca cada um de nós, seja direta ou indiretamente, que é essa questão da ansiedade, mais particularmente da ansiedade social”.

Para a Prof.ª Maria Eduarda, é essencial conversar sobre o tema e desmistificar certos pontos. “As respostas para quem tem ansiedade não vêm, só existem perguntas. A ansiedade tem a capacidade de mexer com todos os sistemas. Desta forma, é capaz de desencadear uma série de outras situações no corpo humano”, revela.