Professores, alunos e ex-alunos dos cursos de Comunicação da Católica participarão do 36º Intercom
|A Universidade Católica de Pernambuco irá participar do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Alunos, ex-alunos e professores dos cursos de comunicação da Unicap, participarão do evento apresentando trabalhos de pesquisa em diversas categorias.
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é um dos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que tem como objetivo estimular a pesquisa nas Áreas da Ciência da Comunicação, discutir os rumos da mídia brasileira, fortalecer vínculos com pesquisadores de outros países e avaliar o ensino dos cursos universitários. O evento acontece desde 1977 recebendo todos os anos cerca de 3.500 professores, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, América Latina e Europa.
A Católica será representada nas três categorias de trabalhos que serão apresentados no congresso. A categoria Grupos de Pesquisa contará com a participação do coordenador do curso de Jornalismo Juliano Domingues, do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay e da professora de Jornalismo e Publicidade Carla Teixeira. Alunos e ex-alunos da Universidade participarão nas categorias Intercom Júnior (artigos escritos durante a graduação) e Expocom (trabalhos de estudantes e recém-graduados feitos sob a orientação de um professor).
Confira abaixo os trabalhos que serão apresentados no evento, por categorias:
GRUPOS DE PESQUISA
Trabalhos de Pesquisa |
Autores |
|
Avanços da Publicidade com as novas tecnologias
|
Rodrigo Duguay
|
|
Jogos digitais como suporte midiático para narrativas de marca
|
Rodrigo Duguay |
|
A notícia como produto: mapeando a produção do hotsite Protesta Recife
|
Carla Patricia Teixeira
|
|
Carrancas do São Francisco: a dinâmica de um denômeno Folkcomuniccional de Folkmidiático
|
Ricardo Antonio Brandão |
|
“Democratização da comunicação”: o que significa isso? Um exercício teórico a partir de modelos de democracia
|
Juliano Domingues
|
|
Políticas públicas de comunicação: estudos aplicados à indústria criativa, ao audiovisual e à comunicação pública
|
Juliano Domingues
|
INTERCOM JÚNIOR
Trabalhos de Pesquisa |
Autores |
|
Magia Negra, Vodum e Macumba: A Representação Social das Religiões Afro-Brasileiras nos Jornais Impressos de Pernambuco
|
Camila Carvalho Lindoso |
|
A imprensa saiu do armário? 11 anos de Parada da Diversidade nas capas dos jornais de Pernambuco
|
Luiza Assis Falcao
|
|
Análise semiótica e interpretação do discurso da temática gay na mídia impressa pernambucana: um estudo de caso
|
Alexandre da Silveira Lins
|
|
Consumo e animê: Estúdio Ghibli e penetração no mercado ocidental
|
Miriam Souto Maior Barros
|
|
Do Brega ao Chique: uma visão do consumo fonográfico sobre a elite jovem brasileira.
|
Caroline Augusta Belo Faria e Silvia Fernanda Santos de Sena |
|
Análise dos Shows Musicais como Produto de Entretenimento e Ferramenta de Comunicação
|
Rafael Chagas Lins
|
|
Netativismo e a Representação das Mobilizações Sociais em Redes Digitais no Jornalismo
|
Lorena Tabosa Silva
|
|
Ficção e Realidade: uma discussão sobre a produção do Jornal Escolar
|
Camila Gallindo Cornélio
|
|
Reflexões sobre Charge e Ideologia na capa da Veja sobre as manifestações populares de 2013: então é no grito?
|
Helder Pessôa Lopes |
EXPOCOM
Categoria |
Trabalho |
Autor |
|
Produção em Fotojornalismo |
O Berço da Música |
Milton Raulino de Souza Neto
|
|
Campanha Publicitária |
Campanha de Turismo para o Cabo de Santo Agostinho |
Silvia Fernanda Santos de Sena
|
|
Blog |
JotaQ – Jornalismo em Quadrinhos |
Ary Araújo de Santa Cruz Oliveira Netto
|