Alunos do Fé e Alegria participam de oficina sobre fotografia

No próximo sábado (22), o Projeto Fé e Alegria  vai promover uma oficina sobre fotografia, com o tema: A arte da fotografia pinhole. A aula é destinada aos alunos do ensino médio do Liceu Nóbrega. A oficina será ministrada pelo fotógrafo profissional Paulo Airton Maia.

O objetivo das aulas é propor uma discussão sobre a fotografia como arte e como um campo profissional, além de exercitar o olhar distinto da realidade por meio da fotografia. As aulas vão permitir também aos alunos praticar a arte a partir de objetos que estão ao alcance de todos, como é o caso da produção da fotografia pinhole.

Pinhole é um processo bem diferente de se fazer fotografia. Nesta prática não existe a necessidade de equipamentos convencionais. A câmera pode ser construída artesanalmente sem nenhuma dificuldade, pois materiais simples e convencionais são usados, como uma lata de leite, ou uma pequena caixa. Neste tipo de câmera, não se usam lentes, tendo um único furo, funcionando como lente e diafragma fixo, trocando de lugar com as objetivas. O que a diferencia de uma máquina convencional é a ótica. O que é produzido de imagem na pinhole tem uma grande profundidade de campo, dando um foco suave a todos os planos da cena.

Cerca de 20 jovens, de 15 a 18 anos, estarão participando da oficina, que tem a duração de três meses, sendo uma aula por semana. Antes de receberem as instruções para fabricar e trabalhar com uma câmera pinhole, os alunos irão receber aulas sobre a história da fotografia e arte, propostas de exercícios práticos de trabalhos em campo e atividades de revelação, com produtos químicos do papel próprio para fotos.