Alunos do Fé e Alegria visitam o Museu de Arqueologia da Unicap

Aproveitando suas aulas sobre a Idade Antiga, o professor Pedro Castellan, da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), levou os alunos do GAPA Tradicional (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico Tradicional), para uma visita ao Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Os estudantes assistiram a uma aula sobre a evolução do homem com os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de História da Unicap, que falaram sobre o significado e características da evolução (mudanças fisiológicas, anatômicas e comportamentais), mencionando o aumento da capacidade craniana e do número e profundidade das circunvoluções do cérebro humano, alterações da área frontal do crânio que foi ampliada e, com isso, provocou uma mudança no rosto, a postura vertical que só foi possível por uma curva lombar na coluna vertical e o surgimento do queixo no homo sapiens moderno, com a função de contraforte já que o maxilar humano é submetido a grandes tensões e as alterações da arcada dentária.

Sobre a origem do gênero Homo, falaram do Plioceno (5 a 1,9 milhões de anos atrás) – Ardipithecus ramidus (Ardi), Australopithecus (Lucy)  Australopithecus Africanus e Australopithecus sediba – e do Pleistoceno (1,8 milhões de anos a 11.500) – Homo Abilis, Homo Rudolfensis, Homo Erectus, Homo Sapiens Neanderthalensis, Homo Sapiens Sapiens. Depois, os alunos acompanharam as explicaçõe no museu. Castellan passou uma atividade complementar (relatório) para os alunos sobre o que aprenderam no passeio.