Alunos do curso Pré-universitário tiveram primeiro aulão do ano

O curso Pré-universitário promovido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife, juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou sábado (14), às 7h30, o primeiro aulão do ano, no auditório G2 da Católica.

A abertura do aulão, que teve como tema Celebridades, foi bastante descontraída. Quatro professores do Fé e Alegria se caracterizaram de personagens famosos e fizeram uma entrada imitando-os e dançando. O professor Paulo Cardoso se fantasiou do cantor canadense Justin Bieber, Suellen Rafaela da cantora Sandy, a professora Crislany Resende da apresentadora mirim Maisa, Cleyton Santos do cantor da banda Exaltasamba, Thiaguinho, e a professora Maria Rosetânia da boneca Barbie.

Depois da calorosa recepção aos alunos, o professor Paulo Cardoso deu início às aulas falando sobre figuras de linguagem, junto à professora Suellen Rafaela, dando exemplos dessas figuras de linguagem na literatura. Paulo explicou o que é hipérbole, sinestesia, hipérbato, aliteração, assíndeto e paranomásia. Já Suellen ensinou o que é antítese, paradoxo, metáfora, símile, anáfora e ironia.

Em seguida, a professora Crislayne falou sobre a comunicação e os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, referente e canal. Também passou dois vídeos para os estudantes sobre o assunto que foi dado por ela. Logo após, o professor Cleyton Santos resolveu algumas questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre interpretação de texto.

Após o intervalo, os alunos tiveram oportunidade de ter a última aula com o professor do curso de Letras da Unicap Robson Teles, que foi convidado para participar do aulão, ensinando aos alunos sobre a redação.

Para finalizar as atividades, o grupo de dança da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife fez a sua primeira apresentação do ano para os estudantes presentes. Orientados pela professora Thiemy Hatori, os integrantes do grupo de dança apresentaram números de frevo e maracatu. Em seguida, o grupo Cordas e Sopros também fez uma belíssima apresentação com flautas e violões, com a participação de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, coordenados pelo professor Josué Vicente.