Alunos do curso de Jogos Digitais da Unicap simulam colação de grau por meio de App de realidade virtual
|
A colação de grau 2020.1 dos formandos do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco aconteceu por meio remoto devido à pandemia, mas nem por isso deixou de ser imersiva. A turma teve a iniciativa de simular uma solenidade via VRchat, jogo online de realidade virtual no qual o usuário pode se autorretratar ou usar personagens da cultura pop, interagindo com outros jogadores via microfone, locomoção de objetos, reprodução vídeos além da movimentação do personagem no cenário 3D.
O cenário virtual foi a própria Unicap, mais precisamente o bloco A, que teve o auditório Dom Helder Camara e a sala 407 reproduzidos em 3D. Toda essa produção teve a ajuda do trabalho de Hélder Marins, aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Ele é um dos participantes do projeto Unicap 3D e adaptou a ferramenta para o VRchat. “Foi bem divertido, eu já estava trabalhando no projeto Unicap 3D mesmo então foi mais um incentivo a continuar”, pontuou.
Juntamente com Hélder, diversos alunos participaram da produção, como é o caso do aluno Pedro Bittencourt, responsável pela programação. “A experiência foi legal pois eu encarei como se fosse uma atividade pra fechar o ciclo como estudante do curso. Foi divertido tentar refazer o Bloco A no jogo. O pessoal gostou principalmente porque o cenário já era conhecido por eles, que facilitou na navegação”, disse Pedro.
A produção da colação virtual de grau refletiu o aprendizado repassado pelos professores e o repertório de inovação dos alunos, assim construindo uma grande troca de experiência entre alunos e professores, como retrata o docente do Mestrado em Indústrias Criativas e coordenador do curso de Jogos Digitais Breno Carvalho
“Achei extremamente interessante. Primeiramente por ser iniciativa dos alunos e de podermos ter uma experiência diferente, utilizando conteúdos gratuitos facilitando o acesso. Pessoalmente não conhecia o VRchat, após essa experiência possivelmente devo usar em alguma cadeira neste semestre (2020.2). Foi uma maneira de criarmos interações além do Google Meet. Foi algo sensacional”.
A experiência foi bastante fiel a realidade, com direito a juramentos, homenagens aos pais e exibição dos trabalhos dos alunos, entre eles trailers dos jogos produzidos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Houve participações de alunos concluintes e de seus convidados.