Alunos do curso de Direito da Católica dominam o pódio do Red Bull Paper Wing

Mateus Ribeiro, campeao na categoria tempo de voo, na etapa de RecifeNa manhã desta quinta-feira (19), o ginásio de vôlei da Católica recebeu o maior torneio de aviões de papel do mundo, o Red Bull Paper Wings. Nesta etapa, os finalistas pernambucanos foram selecionados entre mais de 30 inscritos. Antes do início da competição, os participantes tiveram meia hora para praticar as dobraduras e treinar. O campeonato foi dividido em duas categorias: distância e tempo de voo. O evento durou duas horas e contou com a presença do vencedor nacional de 2012 na categoria tempo de voo, o pernambucano Luan Góes, com a apresentação do grupo de maracatu Maracação e com o MC Thiago Gondini, que animou os espectadores durante todo o evento.

colocarOs dois vencedores do campeonato são alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Na categoria distância, o vencedor foi Kaio Oliveira, de 20 anos, alcançando a distância de 23,5 metros. Ele disse que deve a vitória à sorte e ao improviso. “Eu treinei apenas um pouco antes de começar a competição, mas com certeza os treinos tanto da dobradura quanto do arremesso foram o que me deram a vitória. Agora é torcer para ir à final nacional”, disse Kaio.

Na categoria tempo de voo, o vencedor foi Mateus Ribeiro, de 22 anos, que conseguiu fazer seu avião planar durante 4 segundos e 74 milésimos. Mateus, diferentemente de Kaio, atribui a vitória ao tempo de treino e à técnica utilizada. “Eu pesquisei o modelo do Leonard Ang – brasileiro que foi campeão mundial na categoria tempo de voo em 2009 – e usei os princípios da aeronave dele, com uma base mais larga que da mais estabilidade em voo. Prestei bastante atenção na dobradura, fiquei treinando ontem em casa e consegui vencer!”, afirmou Mateus.

Os dois alunos de Direito concorrem a uma vaga para a final nacional, a qual levará os cinco melhores competidores de cada categoria para Brasília, no dia 8 de abril. Os dois vencedores da final nacional ganharão vagas para a final mundial, que será nos dias 8 e 9 de maio no famoso hangar 7, na cidade de Salzburg, na Áustria. Mas para isso eles precisam treinar bastante. O recorde nacional de distância de voo é de 33,53 metros e o mundial é de 69, 14 metros. Já na categoria tempo de voo, o recorde nacional é 10,59 segundos e o mundial é de 27, 9 segundos.

Quem não participou este ano, comece a treinar, e os que participaram, continuem tentando. Ano que vem tem mais #RedBullPaperWings !

Aos interessados em acompanhar o campeonato, acessem: www.redbullpaperwings.com
Além de informações sobre a competição, o site oferece muitas outras coisas, confiram!