Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap vão fazer intercâmbio na Bélgica

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, Yuri Paes, Camila Abreu e Ivison Guedes, foram selecionados para fazerem intercâmbio estudantil na Universidade da Antuérpia, na Bélgica. A realização de um sonho que começou durante a Semana Internacional de Arquitetura, realizada em setembro de 2018 na própria Unicap.

Foi a partir do desempenho neste evento que os professores Lula Marcondes e Diego Inglez de Souza selecionaram os representantes da Unicap na Europa. Eles avaliaram as participações dos alunos em projetos e trabalhos realizados. O grupo vai cursar três disciplinas durante quatro meses na cidade belga. O setor de Intercâmbio da Unicap deu todo o suporte para que os alunos viabilizassem a viagem, inclusive apoio na obtenção da certificação no idioma inglês.

“Estamos buscando a ampliação desse convênio. Se der tudo certo, a nossa aprovação, teremos conexão com a Universidade da Antuérpia até 2022”, ressalta Lula Marcondes.

Os alunos conversaram com o Boletim Unicap sobre essa mistura de ansiedade, expectativa e felicidade em torno dessa etapa da vida estudantil. Eles viajam neste semestre de 2019.

Foto: Bruno Queiroz

Yuri Paes, 31 anos: “Eu tinha um foco muito claro na minha cabeça que era ter uma experiência internacional e eu sabia que a Católica poderia me oferecer isso. A Universidade tem tradição de sempre incentivar os alunos a fazerem intercâmbio e buscar novos desafios. Eu sempre fui muito esforçado em tudo que faço, porque sabia que isso seria um diferencial pra mim, e foi. A seleção envolveu muito nosso engajamento, nosso foco, notas e desenvoltura; foi a porta de entrada para realizar esse sonho”.

Foto: Bruno Queiroz

Camila Abreu, 23 anos: “Um sonho, mas fora da minha realidade e inesperável. Eu nunca imaginei que ia conseguir. Foi quando chegou a seleção, os projetos e eu estive sempre presente em tudo, dando o meu melhor. Então quando eu fui selecionada fiquei muito feliz e ainda não caiu a ficha que isso é verdade. Se não fosse a Universidade, a ajuda dos meus professores, eu nunca teria conseguido, estou muito grata”.

Foto: Bruno Queiroz

Ivison Guedes, 25 anos: “Eu serei o primeiro da minha família a estar viajando para fora do país, isso é algo indescritível e muito gratificante pra mim. Uma viagem internacional sempre esteve nos meus sonhos e a Unicap me deu essa oportunidade. Poder estudar lá, conhecer a realidade de outras pessoas, acrescenta muito.  Estou muito feliz!”