Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica fazem viagem de estudos à Espanha

Alunos em uma escadaria próxima ao Museu Nacional de Arte da Catalunha
Foto tirada em uma escadaria próxima ao Museu Nacional de Arte da Catalunha

Desbravar novos territórios e descobrir grandes monumentos arquitetônicos, com esses objetivos os quarenta e dois alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, viajaram para a cidade de Barcelona, na Espanha. O grupo está participando da 5ª edição do projeto de viagens, cujo intuito é o de ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo-lhes observar de perto obras de destaque mundial.

O projeto idealizado e coordenado, desde 2009, pela professora Luciana Menezes de Azevedo, proporcionou aos alunos, nas primeiras viagens, conferirem in loco a arquitetura de cidades brasileiras admiradas ao redor do mundo. Nesses quatro anos iniciais, fizeram parte do roteiro as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Em 2013, a ideia foi tornar internacional a experiência, cruzando o Atlântico em busca de um dos locais mais cosmopolitas e dinâmicos do mundo, a cidade de Barcelona.

barcelona cidade 2
Barcelona

A cidade espanhola é uma das mais visitadas do mundo. De colônia do antigo Império Romano, a região carrega traços arquitetônicos que se misturam com os monumentos erguidos nos séculos posteriores. Cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 1992, a capital da Catalunha encantou o grupo de estudantes desde o primeiro dia, foi o que contou de lá, ao Boletim Unicap, o estudante Sílvio Melo Júnior.

“Simplesmente incomparável estar próximo à boa arquitetura, observando os bons exemplos de monumentos históricos e contemporâneos, que se misturam fazendo essa viagem ser uma experiência única”, comentou Sílvio, destacando a obra que mais o chamou a atenção. “A Basílica da Sagrada Família me impressionou muito, pelo tamanho e quantidade de detalhes. Não achei esteticamente bonita, mas mesmo assim, ela é incrível e imponente.”

igreja santa
Basílica da Sagrada Família

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Paula Maria Wanderley do Rego, falou sobre a importância dessa atividade. “A possibilidade dos alunos perceberem presencialmente os traços arquitetônicos de cada região é uma experiência única na formação deles. Eles podem conhecer de perto o que nós mostramos em sala de aula”, frisou ela.

A viagem tem duração de dez dias. Os alunos embarcaram no último dia 12 e retornarão neste sábado (22) ao Recife, já pensando na próxima edição do projeto, que deve continuar atravessando fronteiras e levá-los aos Estados Unidos. “Estamos pensando em fazer a próxima viagem para a cidade de Nova York, mas ainda iremos analisar melhor a ideia com os professores e alunos”, anunciou Paula.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 6ª edição do projeto poderão ser feitas a partir do mês de novembro deste ano, na secretaria do curso, localizada no térreo do bloco D da Católica. Mais informações pelo telefone: 21194296.