Alunos de Jornalismo têm encontro produtivo com alunos de Letras

IMG-20140528-WA0011

Foi com muita empolgação que os alunos do terceiro período do curso de Jornalismo apresentaram um pouco – de um campo muito extenso e diversificado – da profissão para duas turmas do curso de Letras, uma do primeiro período e outra, do terceiro. Na noite da sexta-feira (16), os alunos debateram sobre jargões, palavras-chave e expressões da área do jornalismo, no auditório do CTCH na Universidade Católica de Pernambuco.

A ideia dessa contribuição de Jornalismo para Letras surgiu do professor Robson Teles – que ministra a disciplina de Língua Portuguesa e Jornalismo –, e junto com a coordenadora do curso de Letras, Flávia Ramos, organizou o evento. Para os futuros jornalistas, essa parceria foi recebida como um desafio, mas que com a colaboração de todos, a noite se tornou bastante produtiva. Os alunos de Letras participaram do evento, fazendo perguntas/colocações, tirando dúvidas e se posicionando em relação aos temas.

IMG-20140528-WA0012

A estudante Eliane Lima, com a ajuda do estudante Afonso Bezerra, fez a abertura do evento, analisando semanticamente os principais jargões utilizados em jornais e revistas, como a cabeça, sutiã, deadline, olho, entre outros. Em seguida, o grupo da editoria de esportes explicou termos ligados ao futebol e expressões características de determinados narradores dos jogos.

A equipe da editoria de política esclareceu expressões muito utilizadas em textos que tratam de questões ligadas à administração de um país, estado, cidades. E para finalizar a noite, o último grupo analisou capas e títulos de revistas, e jornais de Pernambuco e do Brasil, destacando os operados argumentativos que dão força e efeitos aos títulos. Além da semiótica das capas que noticiam a morte e as sutilezas que refletem a linha editorial de um periódico.

Ao final do evento, Afonso Bezerra agradeceu a presença de todos e pediu desculpas por qualquer falha ou erro, explicando que os alunos de Jornalismo ainda são focas – focas, na área, são os que estão iniciando a carreira.