Alunos de Jornalismo e Fotografia da Unicap participam do Diário do Estudante

Em 1931, quando o jornalista Assis Chateaubriand incorporou o Diario de Pernambuco à cadeia dos jornais Diários Associados, ele se referia ao jornal mais antigo em circulação da América Latina como a “praça forte da liberdade”. Passados 185 anos de fundação do Diario – nome mais conhecido entre os pernambucanos –, o jornal continua investindo nas novas gerações, assim como acreditava Chatô. Hoje, em comemoração ao Dia do Estudante, alunos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) participaram do lançamento da 12ª edição do Diário do Estudante – suplemento anual do veículo.

Os estudantes da Unicap foram editores, editores assistentes e repórteres fotográficos do caderno especial. A aluna do 7º período de Jornalismo Rebeca Kramer ficou responsável pela edição de Informática. Já os alunos Jaime Mitchel, Fernanda Alves e Marília Simas participaram da construção da página de Esportes. “É um momento especial. Esse é o segundo ano que participo desse projeto e o primeiro como estagiária do Diario de Pernambuco, no caderno Vrum, de veículos”, disse Rebeca Kramer.

Outro tema importante foi o de Política. O responsável pela coordenação dos alunos de escolas públicas e privadas da editoria foi o estudante do 8º período de Jornalismo Raphael Guerra. A matéria sobre os projetos dos sete candidatos ao governo de Pernambuco acabou rendendo a manchete do Diário do Estudante deste ano.

Mas não foi só a política que ganhou destaque no suplemento. A página de Vida Urbana foi editada pelos alunos do 7º e 2º período de Jornalismo Tércio Amaral e Nathalia Dielú. Segundo Tércio, que também é estagiário do portal Pernambuco.com, a importância do Diário do Estudante está na interação com os alunos. “É através desse projeto que eles começam a despertar um olhar crítico na edição e elaboração de um jornal”, enfatizou.

Um dos editores do Diário do Estudante, ao lado da jornalista Paula Losada, é Diogo Carvalho. Ele é ex-aluno do curso de Jornalismo da Unicap e participou do projeto Leitor do Futuro como estudante de ensino médio e universitário. “Comecei aqui. É por isso que me emociono. Esse é meu quarto ano como coordenador. O Diario é o jornal de minha família, dos meus pais, meus avós. Hoje, ele é nosso, é de vocês também”, disse emocionado durante a entrega dos certificados aos alunos do caderno especial.

Orgulhosa da produção deste ano, a coordenadora do Leitor do Futuro, Conceição Cavalcanti, destacou a aprendizagem dos alunos das escolas nessa produção. “Os alunos de escolas secundárias e de ensino médio escolhem as pautas. Eles começam a ter uma responsabilidade de criar e produzir conteúdos. Agora, eles terão uma visão diferente do jornal”, afirmou durante a entrega de brindes, após a apresentação do grupo teatral Arte Viva, de Brasília Teimosa.

Online – Quem desejar conferir a produção dos alunos da Unicap ao lado dos estudantes das escolas do Recife e Região Metropolitana, é só acessar o endereço eletrônico do Diario de Pernambuco pelo link http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/11/especial.asp. Não é preciso ser assinante para conferir o conteúdo.