Alunos de Jornalismo discutem uso das mídias sociais

Alunos da disciplinas de Introdução ao rádio e  à TV e Comunicação e Cidadania do curso de Jornalismo da Unicap participaram nesta terça-feira (17) de um debate sobre o uso das redes sociais e o respeito aos direitos humanos. A professora Ana Veloso, que idealizou o encontro, convidou as jornalistas Rosário de Pompéia, sócia da Le Fil Comunicação, Nataly Queiroz, do blog Eu Decido, e Catarina Oliveira, do Centro de Cultura Luiz Freire, para discutir o assunto.

Quando se fala atualmente em redes sociais pensamos no Twitter e no Facebook, onde as pessoas diariamente expõem fotos e fatos de sua privacidade. No entanto, esse conceito é algo mais amplo, que vem sendo encarado como ciência devido ao seu potencial para realizar mudanças sociais.

Rosário de Pompéia apontou o caso da Rede Globo, que está inserida nas redes e vem monitorando tudo o que se diz ao seu respeito, agindo de modo a responder as questões levantadas nas mídias sociais. Segundo Rosário, os veículos não podem mais se fechar no seu principal ramo. Devem também se inserir nas novas tecnologias, que são uma realidade atual.

Segundo ela, as notícias divulgadas no Twitter podem estar correndo o mundo com detalhes em meia hora, o que demonstra a importância do meio.

Nataly Queiroz pontuou que hoje em dia o mercado se adapta para atender às realidades locais. Como as próprias comunidades mudam para se inserir em demandas. Ela citou o exemplo de uma comunidade em São Joaquim do Monte, onde se produziam redes de pesca, longe do mar. Após algumas discussões, o grupo usou a mesma técnica das redes de pesca para produzir peças de vestuário. O que lhes permitiu se integrar a um outro contexto comercial.

A jornalista também fez uma crítica aos projetos de inclusão digital, que se limitam a ensinar sobre uso da internet e do computadora  jovens que ainda estão num contexto de educação e condições sociais precárias. Ao fim do curso, os mesmos estão capacitados para o uso da tecnologia, mas não têm as condições para produzir conteúdo que mude sua condição.

O estudante de Jornalismo e orientador social Edvaldo Júnior, que assistiu ao debate, contou ao Boletim Unicap uma experiência um pouco diferente que ele vivenciou em Petrolina. Lá os alunos do projeto “Agente jovem” foram estimulados a produzir textos e blogs após o término dos cursos. Na opinião de Edvald,  o papel do comunicador é mostrar que o mundo não é só o bairro, mas que há algo maior, e que as pessoas podem ir mais além. Ele mantém um blog na Internet o “Deixa eu falar” ( http://www.blogdeixaeufalar.blogspot.com ).

Catarina Oliveira apresentou a experiência do Centro de Cultura Luiz Freire, com o portal OmbudsPE, onde são analisados fatos publicados pela mídia pernambucana. Para exemplificar, ela apresentou a análise feita sobre a cobertura de protestos do MST na cidade do Recife.

Os textos pouco dão espaço aos trabalhadores, e dão destaque apenas aos transtornos do trânsito e às queixas dos motoristas. Pela técnica de análise do conteúdo, a equipe do OmbudsPE avalia a ideologia que norteia essa e outras matérias. Catarina considera importante divulgar esses sites através das mídias sociais para que mais pessoas tomem conhecimento desses fatos. A professora Ana Veloso avaliou o debate como produtivo por destacar a importância do uso dessas redes para os profissionais de jornalismo.

O endereço do OmbudsPE é http://www.ombudspe.org.br/

O blog Eu decido pode ser acessado em http://eudecido.wordpress.com