Alunos de História visitam tribo Xucuru em Pesqueira

O curso de História da Universidade Católica de Pernambuco promoveu no último sábado (11) a segunda saída de campo para a cidade de Pesqueira, com o objetivo de estudar e conhecer um pouco mais da cultura material e imaterial do povo indígena Xucuru. A atividade é promovida semestralmente pelo professor Tiago César, por meio da disciplina História e Cultura dos Povos Indígenas.

Apesar de ser uma aula de campo oferecida por essa disciplina, já é praxe a participação de alunos de outros cursos, bem como discentes e docentes de outras instituições de ensino do Recife. De acordo com o professor Tiago César, a ideia é escutar e refletir sobre a história contada pelos próprios indígenas, e conhecer seus lugares de reunião, rituais, moradia e trabalho no século 21.

Nesta última edição, foi realizada visita ao cemitério indígena onde se encontram os restos mortais do cacique Chicão, símbolo de luta e resistência daquele povo. O lugar é considerado sagrado pelos Xucurus.