Alunos de História participam da XVI Assembleia do Povo Xukuru
|Alunos do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco participaram, no último dia 18, da XVI Assembleia do Povo Xukuru, em Pesqueira. A atividade de campo faz parte da disciplina “História e Cultura dos Povos Indígenas “, ministrada pelo professor Tiago Cesar.
O encontro, que teve como tema “Limolaygo Toype: Nossa educação é nossa resistência”, tem o objetivo de formar guerreiros que lutem pelo povo Xukuru e não o abandone por melhores condições de vida.
Para o professor Tiago Cesar, a saída da sala de aula para eventos como este é uma boa oportunidade para os alunos unirem teoria e prática. “Trata-se, como sempre, de um momento ímpar. O alunado pode casar a teoria com a prática depois de quatro meses em sala de aula, observando, nesse caso, como os Xukurus pensam a sua situação atual e como desejam se projetar no futuro como povo indígena”, relatou. Ainda de acordo com o professor, o momento também serve para acabar com preconceitos para com os povos indígenas. “É um momento único também para desmanchar preconceitos resistentes, e entender in situ o que é a autodefinição étnica, além de ver que nossas populações ameríndias continuam lutando apesar de um momento pouco animador”, lembrou.