Alunos de Fisioterapia realizam espetáculo de circo em comemoração ao Dia das Crianças

Fotos: Marina Maranhão

A manhã desta quarta-feira (05) foi de festa na Clínica de Fisioterapia Corpore Sano da Universidade Católica de Pernambuco. Os alunos da disciplina de Fisioterapia Pediátrica, do curso de Fisioterapia da Unicap, sob orientação das professoras Cláudia Fonseca de Lima e Ana Karolina Lima, proporcionaram uma consulta diferenciada aos seus pacientes. Eles realizaram um verdadeiro show em comemoração ao Dia das Crianças.

Completamente enfeitada, a sala 11 da clínica ficou pequena para tanta alegria e animação. Os pequenos puderam se divertir ao som de canções da Xuxa, com direito a paquitas, interpretadas pelas alunas do curso, cada uma trajando uma roupa com cor diferente, e a um mestre de cerimônias, que comandou as apresentações de dança e o sorteio de brinquedos para os pacientes. Como toda festa infantil, a presença de um palhaço para arrancar gargalhadas do público também não poderia faltar.

Eventos como esses são realizados durante todo o ano em datas comemorativas de cada semestre. No primeiro semestre, foi realizada a festa de comemoração da Páscoa e a de São João. E, no segundo semestre, está sendo festejado o Dia das Crianças e, no final do ano, vai ser feita a festa de celebração do Natal. A ideia inicial de realizar essas atividades, através das quais os pacientes podem por um momento deixar suas dificuldades de lado e participar de festividades das quais em geral são excluídos na sociedade, surgiu do aluno do 5º período do curso de Fisioterapia Everaldo Manoel, que encara esses trabalhos voluntários como uma maneira de levar até as crianças com deficiência atividades às quais, geralmente, elas não têm acesso, como um circo, um teatro, um cinema. Segundo ainda Everaldo, o preconceito começa dentro de casa e se estende na sociedade.

“O nosso trabalho aqui é o de inclusão social. Nós trabalhamos com os pais das crianças com deficiência, para que eles possam vivenciar essas atividades realizadas com seus filhos e assim poder fazer um diferencial perante a sociedade lá fora”, explica Everaldo.

“É uma experiência muito gratificante poder levar um pouco da alegria do circo, do teatro, da música e de outras artes, para essas crianças especiais, que normalmente não têm acesso a essas atividades e que aqui podemos proporcionar bons momentos a elas e uma melhor qualidade de vida”, comenta Vinícius Lira Pires, aluno do 10º período de Fisioterapia.

O Show de julinha

Um dos momentos mais emocionantes da festa foi a apresentação de Ballet da paciente Júlia Vitória Lima Silva, que é tetraplégica e faz tratamento fisioterápico na Clínica de Fisioterapia Corpore Sano da Unicap há cerca de três anos. A pequena e sorridente bailarina, carinhosamente chamada de Julinha, apresentou o número a “Valsa da Bailarina”, auxiliada pelas alunas do curso de Fisioterapia. A dançarina especial emocionou a todos os presentes com sua performance e realizou aquele que era seu grande sonho, o de ser uma bailarina.

“Julinha sempre nos dizia durante as suas sessões de fisioterapia, que, na escolinha onde ela estuda, ela nunca participa da recreação, das datas comemorativas e que o sonho dela era dançar Ballet, como todas as amiguinhas dela fazem. Ela disse que a professora sempre falava que uma cadeirante não poderia dançar. Então, a partir dessa vontade de Julinha em realizar o seu desejo, nossa meta foi o de concretizar o sonho dela e será isso que irá acontecer aqui. Ela será uma de nossas atrações do espetáculo”, celebra Everaldo Manoel.

“É muito gratificante esse trabalho. Quando minha filha dançou a primeira vez o Ballet, era algo que eu realmente não esperava que ela fosse conseguir. Para mim, o fato dos alunos terem proporcionado esse momento a ela foi de grande felicidade, principalmente sabendo que isso é algo que ela sempre quis, sempre sonhou. Julinha é uma criança muito carinhosa. Desde o momento em que ela começou o tratamento na clinica, ela sempre foi recebida com muito carinho e quando começou a dançar, coisa que não fazia na escolinha por acharem que pela deficiência ela não iria conseguir fazer, ela melhorou e muito o seu tratamento”, comenta Flávia Lima dos Santos, mãe de Julinha.

“Eu agradeço demais ao trabalho feito pelas professoras e por esses estudantes de fisioterapia que nos tratam com muito carinho e dedicação”, agradeceu Flávia Lima.

E o espetáculo continua…

As apresentações do grupo de alunos de Fisioterapia da Unicap em comemoração ao Dia das Crianças vão continuar. Além da festa realizada na Clínica Corpore Sano, na manhã desta quarta-feira, os universitários devem apresentar o mesmo espetáculo do circo, na próxima sexta-feira (7), na Creche Nossa Senhora dos Remédios, localizada no bairro da Madalena, uma instituição que atende a 300 crianças carentes, com e sem necessidades especiais. Crianças de escolas públicas, da periferia, que assim como os pacientes da Corpore Sano, não têm acesso a cinema, teatro e ao circo. ‘’Essa instituição carente já tem uma parceria com a Católica há mais de cinco anos. Então, nós queremos presentear essas crianças com o espetáculo do circo”, ressalta Everaldo Manoel, idealizador do projeto.

Já nos dias 13 e 14 de outubro, no anfiteatro da Católica, localizado no primeiro andar do bloco B, o mesmo espetáculo do circo será apresentado pelos alunos e será aberto a todo o público, incluindo instituições parceiras da Unicap. As apresentações no anfiteatro vão ser realizadas em duas sessões – uma na parte da manhã, no horário das 9h às 12h, e outra na parte da tarde, no horário das 14h às 16h.   Todos os espetáculos promovidos pelo grupo, recebem o apoio da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), com bolsas de incentivo à cultura.