Alunos de Fisioterapia realizam confraternização com pacientes da clínica Corpore Sano

Estudantes e professores do curso de Fisioterapia da Unicap realizaram nesta quinta-feira(14) uma confraternização batizada de “Tarde de talentos”. O encontro marcou o final do período de um mês em que estudantes se revezaram nos atendimentos supervisionados na clínica escola Corpore Sano, da Católica.

A tarde teve início com a palestra do professor de Educação Física Luíz Carlos de Araújo. Ele trabalha com portadores de deficiência física desde 1996 e há três anos participa do projeto Para-atleta, da Universidade Federal de Pernambuco. O professor falou sobre as diversas modalidades esportivas que podem ser praticadas por quem possui alguma limitação física ou neurológica.

O para-atleta Elton José, de 33 anos, também esteve presente. Ele compete nas modalidades de arremesso de peso, dardo e disco e recentemente participou de competições no Pará, em São Paulo e no Ceará.

Entre os esportes mostrados estavam o goalball, uma espécie de futebol para pessoas cegas ou com limitações visuais, a natação, praticada também por cegos ou por atletas com amputações e o tênis com cadeirantes. Um esporte pouco conhecido mas que está ao acesso de pessoas com paralisia cerebral é a bocha, onde os atletas jogam bolas com objetivo de acertar uma outra, considerada o alvo. Ao final da explicação, dois pacientes da clínica escola realizaram uma demonstração da bocha. “Não quero atletas, mas pessoas que sejam capazes de realizar uma atividade física”,  disse Luiz Carlos, mostrando o sentido do para-atletismo.

Na sequência, a estudante do Ketlin Ribas, do 9º período, e a paciente Eliane Simões realizaram um número de dança. Dona Eliane, que há quatro anos faz tratamento fisioterápico, fez as coreografias numa cadeira de rodas.

Outro paciente da Corpore Sano que brilhou na tarde de talentos foi Antônio Higino, de 47 anos, que fez uma breve declaração sobre a importância do abraço, e ganhou um abraço das professoras Cristiana Machado e Silvana Uchoa, que organizaram a atividade.

O editor de conteúdo do portal Inclui PE, José Iremar, de 34 anos, participou do evento. Ele acredita que os exercícios e tratamentos são fundamentais para o deficiente físico, mas outros aspectos também precisam ser considerados. “A interação social é a grande mágica para a pessoa com deficiência”, destacou Iremar.