Alunos de Fisioterapia participam da cerimônia do jaleco

A tarde desta segunda-feira (13) foi de grande emoção para os alunos do curso de Fisioterapia da Católica. Eles participaram da cerimônia do jaleco, um tipo de solenidade já tradicional nos cursos da área de Saúde que marca o início da fase profissional dos estudantes prestes a se formar. O grupo de hoje, formado por alunos do 9º e 10º períodos, lotou o auditório G1 junto com seus padrinhos e madrinhas.

“Esta é a primeira vez que realizamos este tipo de solenidade no curso de Fisioterapia. É um diferencial para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho”, disse a professora Valéria Passos. A coordenadora do curso, Profª Msc. Cristiana Machado deu as boas vindas aos alunos e seus convidados. Na sequência, a Profª Msc. Érica Uchôa falou sobre estágios em Fisioterapia.

Prof. Flávio Maciel

A programação da cerimônia contou ainda com palestra do Prof. Msc. Flávio Maciel. Ele falou sobre o tema Jaleco: da biossegurança ao empoderamento profissional. De acordo com Flávio, o jaleco é um equipamento de proteção individual (EPI) e sua função é proteger pacientes e profissionais de possíveis contaminações. Por isso, as normas de segurança proíbem o uso da roupa em ambientes que não sejam o de atuação profissional.

O presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) destacou também a importância da formação continuada do profissional. “O trabalho está só começando, mas a Universidade será uma eterna aliada de vocês na construção da carreira”, disse o professor que também faz parte do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito).

Joaquim Carneiro deu seu testemunho sobre a importância da Fisioterapia na vida dele

Um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento de Joaquim Carneiro de Araújo.Ele teve um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico grave. Ficou em coma por 45 dias. A gravidade do quadro provocou sequelas. Foram dez anos ininterruptos de fisioterapia que o fizeram voltar a andar. “Eu vi o poder da Fisioterapia. Ela me abriu a perspectiva que eu precisava alcançar. Sem a Fisioterapia nada é possível. Valorizem esse curso porque ele é muito importante”, disse Joaquim interrompendo a fala pelo choro de emoção seguido de aplausos. “Deus não atende nossas vontades, ele atende nossas necessidades”, complementou.

Ao final, os alunos fizeram um juramento público e seus padrinhos e madrinhas foram convidados a vestir os jalecos nos futuros profissionais de Fisioterapia formados pela Católica.