Alunos de Ciências Contábeis visitam a Globo Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco proporcionou uma tarde descontraída e de acesso a novos conhecimentos aos alunos do primeiro período do curso de Ciências Contábeis. O coordenador do curso, professor Josiel Barbosa, organizou uma visita à Globo Nordeste, localizada na cidade de Olinda, na tarde desta quinta-feira (29).

Segundo o docente, a prática costuma acontecer todo ano com os iniciantes da graduação. Empresas como a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o Café Petinho e diversos escritórios já foram visitados. “Procuro realizar essas atividades com os alunos que estão começando, visto que eles possuem mais disponibilidade de tempo e uma maior curiosidade sobre a profissão, já que tudo é uma novidade. A intenção é mostrar a importância da contabilidade dentro de uma empresa como essa”, afirmou.

O limite de vagas para participar da atividade extracurricular é de 20 pessoas. Como o número total de alunos da classe é 40, eles são estimulados a concorrer por um lugar no micro-ônibus – transporte responsável por levá-los ao lugar que será visitado.

Na Globo, a atividade aconteceu pela terceira vez. Os estudantes iniciantes se debruçaram na experiência para adquirir novas informações e curiosidades sobre a profissão. Mas a visita não se restringiu ao departamento contábil. O aluno da Católica e analista de contabilidade da Globo, André Barros, recepcionou o professor e os visitantes, apresentando todos os setores da emissora. Estúdio de gravação, redação, setor operacional e de edição, refeitório e área de lazer da empresa receberam a presença dos futuros profissionais.

Há 21 anos atuando na emissora, a formação de André Barros inclui curso técnico de Contabilidade e graduação em Administração. Atualmente, através da parceira da Universidade com a Globo Nordeste, o analista é bolsista do curso de Ciências Contábeis. “Administração me deu uma margem dos caminhos de atuação. Sou apaixonado por números. Aproveitei o vínculo e a oportunidade para fazer o curso superior da minha área”, explicou.

Na ocasião, o gerente financeiro Leonardo Amódio elaborou um panorama do que é a Rede Globo e a sua distribuição por todo o país. Ao todo, a rede engloba 122 emissoras, sendo cinco próprias e 117 filiadas. A priori, ele falou das matrizes localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em seguida, focou nas regionais, que funcionam nas cidades do Recife, Belo Horizonte e no Distrito Federal.

A apresentação deu ênfase à estrutura organizacional da Globo Nordeste, dividida pelos setores de Jornalismo, Engenharia, Comercial, Programação, Controladoria e Finanças, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.

A área de contabilidade é inserida dentro do departamento de Controladoria e Finanças, que agrega dez funcionários. A palestra foi o auge da visita para os alunos, por entenderem mais da importância da profissão que, segundo o gerente financeiro, é muitas vezes esquecida. Para os estudantes, Leonardo ressaltou a visão de que o cargo é relacionado a diversas funções, como orçamento, infraestrutura, tesouraria e indicadores gerenciais. “A contabilidade gera toda informação necessária sobre a situação na empresa”, finalizou.

Momento paralelo

Deslumbrados, os estudantes aproveitaram a oportunidade lhes dada não só para aprimorar informações e conhecer o funcionamento da área de interesse. Os alunos se divertiram ao se depararem com a equipe de jornalismo da Globo Nordeste. Pausa para fotos e comentários.

Após uma gravação, os alunos ingressaram no estúdio – onde são gravados todos os programas locais, como Lance Final, Bom dia PE e NE TV – e encontraram com a apresentadora do NE TV 1ª Edição, Clarissa Góes. A jornalista conversou em um breve, mas bastante aproveitado, momento com os presentes, quando mostrou os diferentes tipos de cenários utilizados, adaptados para cada jornal. “Bem-vindos ao cenário do Lance Final. É aquele ali”, comentava, esbanjando simpatia.

O estudante Eduardo Nunes já havia criado uma expectativa em torno da atividade. “Aqui, era exatamente como eu pensava. Uma empresa mais complexa e difícil de se trabalhar. Aprendi mais sobre contabilidade. Leonardo deu detalhes que eu não conhecia”, contou. A ocasião gerou um desejo em sua vida. “Gostaria muito de trabalhar aqui”, afirmou.

Filha de profissionais da área contábil, a aluna Jéssica Alves Batista tomou o encontro como um incentivo. “Para mim, a palestra foi muito interessante. Serviu para eu descobrir mais da área, principalmente sobre a sua importância”, destacou.