Alunos de Ciências Contábeis da Unicap visitam Centro Social no Alto José do Pinho

Os alunos do 7º período de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco visitaram na manhã desta quarta-feira (19) o Centro Social Dom João Costa, localizado no Alto José do Pinho. A atividade, desenvolvida pelo coordenador do curso e professor da cadeira de Contabilidade nas Entidades Sem Fins Lucrativos, Josiel Barbosa, teve como objetivo mostrar para os futuros contadores como eles podem atuar no terceiro setor.

Este ano, o Centro Social, fundado pela Congregação das Damas, completa seus 41 anos de serviços prestados – com muito amor e carinho – em benefício de crianças, adolescentes e adultos da Comunidade do Alto José do Pinho.

A proposta da entidade é bem definida e pode ser encontrada em uma das paredes mais coloridas do espaço: “O Centro Social Dom João Costa tem por missão a  promoção do ser humano em todos os seus aspectos: materiais, morais, sociais e religiosos, integrando-o ou reintegrando-o à sociedade, sempre em conformidade e com fidelidade ao Carisma e aos objetivos da Congregação das Damas da Instrução Cristã.”

Trajetórias de vidas foram modificadas graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro Social. O atual professor de Educação Física da criançada, Jemerson Deca, 24 anos, é uma prova viva disso. Ele frequentava o centro quando pequeno e, no mesmo lugar, anos depois, conseguiu o seu primeiro trabalho com carteira assinada. “Eu conheço a realidade dessas crianças, sei dos problemas que eles enfrentam dentro e fora de casa. A família é muito desestruturada. A figura do pai é geralmente a mais ausente. Isso porque muitos se envolvem com drogas ou estão presos. O desafio que temos aqui é de mostrar o caminho certo para os nossos alunos, enfatizando a importância que a educação tem”, afirmou.

Além de propor aulas de disciplinas específicas como matemática e português, por exemplo, o Centro também tem projetos educativos através da dança, música, arte e esporte. Na sala de dança, os sapatinhos aguardam do lado de fora seus donos, que estão dentro da sala de aula, ansiosos para aprender passos de dança popular. “É uma maneira de afastar os meninos das ruas, ocupando-os com música, dança e esporte”, explicou a Irmã Valéria, uma das fundadoras do Centro.

Infelizmente, algumas crianças acabam sendo atraídas para fora das escolas, para as ruas. Irmã Valéria confessou que já sofreu muito com a morte de ex-alunos do Centro. “Choramos muito com essas perdas, mas o que nos mantém fortes e com vontade de continuar esse trabalho, é que já vimos muitos jovens saírem daqui com uma família formada. Pessoas de bem, com profissão, que nasceram no Alto José do Pinho e conseguiram subir na vida. Isso sim é gratificante para nós”, concluiu.

Toda a visita dos alunos da Unicap foi acompanhada pela assitente social do Centro, Denize Fernandes; pelas Irmãs Valéria e Denise e pelo contador da Congregação das Damas e ex-aluno da Unicap, Euvaldo Ruiz, que falou de como é prazeroso trabalhar no terceiro setor. “A gente vê uma ação social sendo concretizada, modificando a realidade dos que precisam. Acho muito gratificante ver que esse trabalho está sendo realizado com sucesso e sentir que, de alguma forma, faço parte dele. O terceiro setor é uma área que está em expansão. Aconselho os futuros contadores a se qualificarem de modo a dominar a rotina do profissional da área de contabilidade e financeira”, afirmou Euvaldo.

O Centro Social Dom João Costa atende, anualmente, cerca de 1.200 pessoas. Para se beneficiar do trabalho desenvolvido, as pessoas da comunidade e arredores se cadastram, e seus documentos são posteriormente analisados, para comprovar se o indivíduo é ou não carente. O Centro também oferece cursos como computação, corte e costura, auxiliar administrativo etc. para que os jovens e adultos resgatem autoestima e se ressocializem através do trabalho. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro.

One Comment