Alunos de Ciência da Computação desenvolvem aplicativo ” Ônibus Para Todos”

DSC_2616

Supervisionados pelo professor Sérgio Murilo,  alunos do 5º período de Ciência da Computação desenvolveram um aplicativo para facilitar a vida das pessoas que utilizam  o transporte público e sofrem com algum tipo de deficiência visual. “Essa é uma atividade prática, que propomos como trabalho para o segundo GQ.  É uma forma de estimular os alunos, e também uma forma importante de instigar a criatividade deles”, afirmou.

Derick, um dos idealizadores do protótipo, falou sobre a experiência: “ Nesse período, o professor nos deu carta branca para que pudéssemos ir mais adiante, e irmos além dos padrões da Universidade”, disse.   A escolha por um aplicativo relacionado à mobilidade urbana foi influenciada pelo ex-professor da Unicap Eduardo Oliveira. A plataforma serve tanto para pessoas que têm deficiência visual total como para aqueles indivíduos que apresentam problemas de vista parcial. O projeto custou entre $500,00 e $600,00 e durou um mês  para ser concluído.

Os alunos simularam, numa maquete, o funcionamento da plataforma. O protótipo interage com o indivíduo, informando o número ou nome do ônibus desejado. Além disso, ele está sempre informando onde o veículo encontra-se e quando está se aproximando. Segundo o estudante Dimas, o diferencial desse software é que tudo pode ser feito através de um único toque. “Nos outros existentes, é necessário verificar uma lista. No nosso, o indivíduo pode tocar em qualquer lugar da tela e toda interação é feita por voz”, enfatizou.