Alunos de Arquitetura e Urbanismo transformam mercearia do entorno da Unicap

Um grupo formado por seis alunos do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap transformou uma pequena mercearia no entorno da Universidade. Mais do que levar os conhecimentos à prática, os jovens levaram emoção ao “Beco da Olímpia”.

Tudo começou quando os professores Diego Bis e Lula Marcondes, da cadeira Expressão Gráfica na Arquitetura e Urbanismo, passaram um trabalho sobre intervenção urbanística para seus alunos. Os discentes precisaram localizar algum ponto comercial no Recife com necessidades em serviços de representação gráfica, no intuito de melhorarem o estabelecimento. Dentro das possibilidades, eles poderiam escolher, por exemplo, um restaurante para fazer seu cardápio ou uma cabeleireira que precisasse de um cartão de visita.

Os estudantes foram divididos em vários grupos. Entre eles, o que escolheu a mercearia de D. Maria José Barbosa da Silva. O estabelecimento está localizado à Rua da Olímpia, transversal à Rua Afonso Pena. Na verdade, o estreito lugar é um beco lotado de pequenos pontos comerciais.

Dona Maria, natural de Timbaúba, na Mata Norte, deixou a cidade natal rumo à capital pernambucana, onde se instalou há 13 anos em busca de melhores condições de vida. Casada e mãe de três filhos, ela e o esposo começaram vendendo água mineral, até juntarem dinheiro para montar a mercearia. A simples vendinha logo chamou a atenção do grupo de Thalita, Rafaela, Giovanna, Gabriela, Hana e Yuri. “A gente identificou que muitas pessoas passam pelo beco e não sabem sua história, nem o que tem lá. Muitas vezes passam negligenciando o local”, conta Yuri Paes.

Com os conhecimentos em prática, os estudantes transformaram a fachada, pintaram as grades e as janelas da mercearia. Quanto à questão gráfica, criaram um logotipo e uma marca, além de protótipos para ecobags, imãs de geladeiras e bonés. Agora, com os trabalhos finalizados, o grupo quer divulgar o comércio de D. Maria. Para isso, começaram um gerenciamento de mídias sociais. “A gente criou um Instagram, posts divertidos e criativos para ela. O intuito é tornar a mercearia mais conhecida”, conta Yuri.

Para o jovem, participar da transformação da vendinha foi muito importante para o seu futuro profissional. “Foi a primeira vez como estudante de Arquitetura que eu pude ter contato com um ‘cliente’, e aí entender as necessidades dele. Esse contato foi muito importante porque ao mesmo tempo que tivemos a teoria na sala de aula, conseguimos aliar à prática”. Já para sua colega Gabriela Cabral, essa experiência da cadeira de Expressão Gráfica na Arquitetura e Urbanismo foi mais do que satisfatória. “O trabalho já havia virado algo afetivo para mim. Queria entregar à Dona Maria a identidade que seu comércio merecia e precisava. Mudamos não só a cara do lugar, mas também trouxemos alegria para a família dela”.

Dona Maria agora é só felicidade. Segundo a simpática vendedora, sua mercearia está muito mais bonita. “Chamou mais atenção; fiquei emocionada”, conta. “Só eu não. O povo também gostou. O pessoal vem só elogiando. Quer saber quem fez [esse trabalho]”.

A pequena venda agora batizada de “Mercearia Maria do Beco” tem como clientela alunos e professores da Unicap. Confira abaixo o resultado da intervenção dos alunos de Arquitetura e Urbanismo:

Instagram da Mercearia – @merceariamariadobeco

Alunos de Arquitetura e Urbanismo com Dona Maria