Alunos da Licenciatura em Química irão apresentar trabalhos em Congresso Internacional

O curso de Licenciatura em Química da Unversidade Católica de Pernambuco teve sete trabalhos aprovados para serem apresentados durante o Congresso Internacional das Licenciaturas, que vai acontecer entre os próximos dias 4 e 8 de dezembro, em Natal, Rio Grande do Norte.

Os trabalhos são experimentos desenvolvidos por alunos durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “São experimentos de baixo custo que levamos para escolas da rede pública estadual com o intuito de despertar o interesse dos jovens pela química”, disse a professora Lúcia Fernanda, orientadora dos trabalhos.
Ela disse ainda que o Pibid mantem convênio com as escolas Oliveira Lima, Ginásio Pernambucano Cabugá e Governador Barbosa Lima. “Isso tudo é resultado de um esforço muito grande para preparar, experimentar e tornar a experiência de custo baixo”.

Dos sete trabalhos, quatro serão apresentados na forma oral e os outros três através de posteres. Entre os alunos da Católica o clima é de descoberta e expectativa já que esta será a primeira vez que eles irão apresentar trabalhos num evento internacional.
“É uma mistura de ansiedade, nervosismo e curiosidade por ser um ambiente fora da Universidade”, disse Andreza Nascimento da Silva. “Estou muito empolgada para ver os outros trabalhos e ter a oportunidade de trocar conhecimento”, completou Alanis Luckwu da Silva.
Veja abaixo a lista dos trabalhos e seus autores:

Trabalho: ADAPTAÇÃO DE UMA WEBQUEST EM UMA FLEXQUEST PARA ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA: ALIMENTOS ÁCIDOS E BÁSICOS E USO DOMÉSTICO”.

Autor Principal: Alanis Luckwu da Silva;

Coautores: Lúcia Maria Ferraz de Oliveira;

Trabalho: JOGO COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO DO ENSINO DE QUÍMICA

Autor Principal: Andreza Nascimento da Silva;

Coautores: Maria Silene Vilar Schuler;

Lúcia Fernanda C. da C. Leite.

Trabalho: “A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA”.

Autor Principal: Andreza Nascimento da Silva;

Coautores: Maria Silene Vilar Schuler;

Lúcia Fernanda C. da C. Leite.

Trabalho: “PILHAS E BATERIAS: UMA FORMA SIMPLES DE PRODUZIR ENERGIA ELÉTRICA”.

Autor Principal: Cássia Carine Moraes dos Santos;

Coautores: Caroliny Severina da Silva; Andréa Alves Santos de Souza;

Lúcia Fernanda C. da Costa Leite.

Trabalho: DA ALQUIMIA DAS BRUXAS Á QUÍMICA NA ATUALIDADE”.

Autor Principal: Maria Daísa de Jesus da Silva;

Coautores: Marcella Estanislau Marinho; Liderlânio de Almeida Araújo;

Lúcia Fernanda C. da Costa Leite.

Trabalho: “ENSINANDO QUÍMICA POR MEIO DE MÍDIAS DIGITAIS”.

Autor Principal: Marcella Estanislau Marinho;

Coautores: Maria Daísa de Jesus da Silva; Liderlânio de Almeida Araújo;

Lúcia Fernanda C. da Costa Leite.

Trabalho: “APLICAÇÃO DE UMA WEBQUEST ASSOCIADA AO ENSINO DA NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS

Autor Principal: Marcílio Gonçalves da Silva;

Coautores: Maria do Socorro Catão A. Reis; Robson C. Lins;