Aluno de Jornalismo tira nota máxima no TCC com um livro-reportagem sobre o Náutico

Para fechar o curso com chave de ouro, Luís Francisco Prates, agora recém-formado em Jornalismo, atingiu a nota máxima no seu Trabalho de Conclusão de Curso. Seu projeto experimental foi em Jornalismo Impresso, um livro-reportagem intitulado Vermelho de Luta, Branco de Paz, uma narração engajada, nem um pouco imparcial e feita por um torcedor apaixonado, sobre o centenário Clube Náutico Capibaribe.

Desde pequeno, Luís sempre foi muito curioso e se mantinha informado assistindo telejornais e lendo jornais. Ele via os jornalistas como profissionais privilegiados, pensando “eles têm acesso às informações primeiro do que a gente e são a fonte de informação de todo mundo. Isso realmente me fascinava. Via a profissão como uma causa nobre”, contou Luís.

Já a paixão pelos esportes é uma herança familiar, principalmente quando se trata do Clube Náutico do Capibaribe. Então, Luís viu no Jornalismo uma forma de se aproximar e envolver com o que amava.

A história com a escrita também é antiga. Ainda na infância, Luís foi incentivado a ler e escrever, tanto pela família quanto pela escola, chegando até a ter uma coleção de  gibis. Antes de cursar Jornalismo, já estava envolvido com a profissão. Entre 2010 e 2012, o jovem mantinha um blog sobre o Náutico, chamado Torcida Timbu. Pouco antes de ingressar na Unicap, em 2013, entrou para um site internacional de notícias como voluntário, o Vavel Brasil, para onde até hoje Luís escreve matérias.

No terceiro ano do Ensino Médio, o estudante conquistou o 2º lugar em um concurso promovido pela Secretaria de Educação de Limoeiro, sua cidade natal, com a produção de uma crônica sobre a cidade.  Seu primeiro estágio foi no Diario de Pernambuco, entre 2015 e 2016. Hoje, o jovem estagia na Prefeitura de Limoeiro e tem um blog no ESPN FC, onde torcedores escrevem sobre times, sendo o de Luís o Benfica.

“Cursar Jornalismo na Unicap foi muito bom, pois expandiu meus horizontes, sobretudo minha visão de mundo. Não recebi apenas uma formação profissional, mas também uma formação humana, no sentido de entender que o universo é heterogêneo e que é importante respeitar essa diversidade. Também aprendi que o jornalista tem várias funções: ele é produtor de conhecimento, ele é prestador de serviços, ele é contador de histórias”, explicou Luís sobre sua formação. “Também entendo que o jornalismo pode e deve ser instrumento de ajuda aos menos favorecidos, no sentido de lhes dar voz. Infelizmente, vemos meios de comunicação que não caminham nessa linha”, acrescentou.

Como morador de Limoeiro, cursar uma graduação no Recife foi uma batalha diária a ser vencida. O estudante gastava em média 3 horas diárias de estrada, de segunda a sábado. Mas, segundo ele, ao longo desses 4 anos todo o esforço foi recompensado. “Posso dizer que vivi uma longa aventura de quatro anos”, comentou.

A ideia do TCC surgiu de uma conversa com o professor do curso de Jornalismo Juliano Domingues, na época, coordenador do curso. Juliano sugeriu que o tema fosse algo com que o jovem tivesse afinidade, e imediatamente os dois falaram sobre o Náutico.

“Já existem livros sobre o Náutico. O que tornaria meu trabalho diferente dos demais seria o fato de, além do registro documental da história do clube, eu contar essa trajetória através de pessoas envolvidas com o time: ex-jogadores, torcedores, jornalistas, dirigentes…”, explicou. Alguns dos entrevistados no livro são os ex-jogadores Ivan Brondi, Lourival, Bizu, Jorginho, Nivaldo, Kuki, Nilson e Beto Acosta.

Ao terminar o livro, o escritor e torcedor chegou à conclusão de que o maior patrimônio do clube é a sua gente, sua torcida. “São os torcedores que carregam o time, ajudam a equipe a superar as dificuldades e eternizam os momentos de glória construídos em campo.”

A nota 10 veio como uma recompensa, não só pelo TCC como pelos quatro anos de batalha. Em 2018, Luís será contratado pela Prefeitura de Limoeiro, continuará na Vavel e no ESPN, além de correr atrás de uma editora para que o livro seja editado. “Acredito que vai ser útil para resgatar a autoestima da torcida alvirrubra neste momento tão difícil para o clube, que recentemente caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro”, concluiu.