Boletim Unicap

Aluna do curso de Engenharia Ambiental da Católica premiada na Jornada de Iniciação Científica da Facepe

A aluna Ana Helena Mendonça Resende, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco, foi a vencedora do Prêmio Ricardo Ferreira ao talento Jovem Cientista 2017, concedido durante a 21ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O evento foi realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE.

A pesquisa intitulada A Aplicação de Biossurfactante de bactéria isolada da água  foi a vencedora na categoria Engenharias. Outras fases desse mesmo estudo venceram o Prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável nos anos de 2014 e 2015 e foi finalista em 2016.
Ana Helena faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap sob a orientação da Profª Drª Leonie Asfora Sarubbo desde 2013.”Ela está sempre com a gente e é uma grande incentivadora da pesquisa”, diz Ana sobre Leonie. A pesquisa teve co-orientação da Profª Drª Raquel Diniz Rufino.
Ao longo desse tempo, o estudo colheu amostras, cultivou e selecionou onze cepas de bactérias nos laboratórios do bloco D da Unicap. Uma delas se mostrou eficiente na limpeza e contenção de manchas de petróleo no meio ambiente. “Colhemos água do mar nas imediações da Termelétrica Pernambuco, no Complexo Portuário de Suape. Os dados revelaram um alto índice de remoção de óleo. No solo, esse percentual chega a 70%”, detalhou Ana.
A premiação é vista por Ana como um incentivo à vida acadêmica e a faz sonhar com um mestrado. “Se a aplicabilidade der certo, o mestrado pode ser nesta área”. A jovem pesquisadora destaca também a contribuição da Unicap para este resultado. “A estrutura da Católica é muito completa e isso foi crucial para o desenvolvimento do projeto. A Unicap nos dá todo o apoio e suporte para a pesquisa”.
print
Compartilhe:

Deixe um comentário