Aluna de Jornalismo da Unicap foi finalista no Prêmio Cristina Tavares

A aluna do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Valentine Carvalho Herold concorreu ao 20º Prêmio Cristina Tavares, realizado pelo SinjoPE (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco), na noite desta quarta-feira (28), no Cabanga Iate Clube.  Estagiária do caderno de cultura do Jornal do Commercio e cursando o sétimo período de Jornalismo na Unicap, ela foi finalista na categoria “Estudante de Jornalismo – Texto”.

Sua matéria intitulada “Vinte anos depois da estreia de Chico Science, o Recife continua em busca de saída”, publicada no JC, foi o texto principal da série denominada “Da Lama ao Caos – 20 anos”. Ela fez um diálogo entre as letras de Chico – principalmente da música “A Cidade” – com o dia a dia do Recife atual, abordando os verdadeiros mangueboys da Ilha de Deus, que sobrevivem da pesca de caranguejos, a dificuldade em pegar um ônibus, a questão da violência em bairros do Recife. “Ter chegado à final já é um reconhecimento, mesmo que eu não saia vencedora. Foi uma oportunidade de escrever um texto de forma livre, social e com uma característica de crônica. Agradeço aos meus editores por essa liberdade e pela confiança”, destacou.

O SinjoPE também divulgou o vencedor do 2º Prêmio Itaipava Arena Pernambuco. Quem concorreu a esta premiação foi Daniel Gomes de Lima Filho, que estudou na Unicap e se formou no início do ano. O tema de sua matéria é “Perfil Caça-Rato: enforcado com lençol pelo pai, a história de um sobrevivente”, concorrendo a categoria Internet.