Aluna da Unicap é nomeada para Diretoria do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas

Raphaella von Sohsten, do oitavo período do curso de Medicina da Unicap, foi convidada a fazer parte da diretoria do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular (DBLACCV), como coordenadora de ensino.

A aluna faz parte da Liga de Cirurgia Cardiovascular da Unicap, que foi a primeira organizada pelo curso de Medicina, no ano de 2016. O grupo é formado por 15 pessoas, e é guiado pelo professor Dr. Pedro Rafael. Raphaella já foi presidente da liga, e em 2018 passou o bastão depois de dois anos de trabalho voltados para o tripé de ensino, pesquisa e extensão. Algumas das ações promovidas pelo grupo são aulas teóricas, eventos comunitários de prevenção, pesquisas e participações em congressos.

Em 2018, Raphaella foi chamada para fazer parte do Departamento Brasileiro de Ligas Acadêmicas, em apresentação da nova gestão no Congresso Brasileiro em Cirurgia Cardiovascular pelo presidente atual do Departamento em Cirurgia Cardiovascular, que a nomeou para a diretoria do órgão. “Vou ser coordenadora de ensino, então vou fazer parte da gestão e executar trabalhos de ensino e produção de materiais didáticos, podendo oferecer mais espaço para acadêmicos de todo o Brasil que se interessem nessa área”, explica a aluna.

Além de enfatizar a importância para a visibilidade da universidade de ter um aluno ocupando um cargo nacional, ela fala da motivação que espera transmitir para alunos do seu curso: “A gente muitas vezes não acha que temos a capacidade de chegar em tais posições e isso mostra que com esforço, com dedicação, a gente é reconhecido pelas coisas que a gente faz, e que quando a gente faz bem feito a gente é reconhecido. E isso pode motivar os alunos a ocupar esses espaços e a constantemente se empenharem nas atividades acadêmicas.”