Alegria e emoção na colação de grau 2018.1 do CCJ e CCBS

Fotos: Styllus Formaturas

O Centro de Convenções de Pernambuco ficou completamente lotado de amigos e parentes que foram prestigiar a solenidade de colação de grau dos formandos de 2018.1 dos cursos ligados aos Centros de Ciências Jurídicas e de Ciências Biológicas e Saúde da Unicap.

A cerimônia começou com uma celebração ecumênica organizada pela Pastoral da Universidade com a participação de Karol Menezes, Padre Marcos Gomes e Professor Gerson Arruda. A formanda do curso de Fonoaudiologia, Djaci Silva, fez a leitura bíblica e a concluinte de Ciências Biológicas, Sofia Galindo, subiu ao palco para a benção dos anéis.

Na sequência, a mesa de honra foi composta pelo reitor em exercício, o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega. Ele representou Padre Pedro Rubens, que não pôde estar presente porque está participando na Irlanda da assembleia da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), entidade da qual é presidente. Também compuseram a mesa a diretora do CCJ, Profª Drª Maria Luiza Ramos; o diretor do CCBS, Prof. Dr. Luiz Vital Cunha; e as coordenadoras Profª Drª Cynthia Suassuna (Direito), Profª Msc. Maria da Conceição Silveira (Fonoaudiologia), Prof. Dr. Luiz Oliveira da Costa Filho (Ciências Biológicas). Também estavam na mesa as coordenadoras em exercício, Profª Drª Valéria Passos (Fisioterapia), e Profª Msc Carla de Albuquerque Lima (Psicologia). Os corpos docentes de Direito e do CCBS foram representados pela Profª Drª Carolina Ferraz e pela Profª Drª Érica Uchôa.

Fotos: Styllus Formaturas

Durante o discurso que representou os demais coordenadores, a Profª Cynthia Suassuna apontou habilidades necessárias para uma vida profissional plena e feliz. “Para conquistar objetivos, perseverança, autocontrole e entusiasmo. Para trabalhar com pessoas, cordialidade, respeito e o cuidado com os outros. E por fim, habilidades para gerir nossas emoções como a calma, o otimismo e a confiança”, disse.

As apresentações artísticas ficaram por conta do grupo MPB Unicap, formado por professores, funcionários, alunos e ex-alunos da Universidade. Tempos Modernos (Lulu Santos) e Sonho Impossível (versão de Chico Buarque e Rui Guerra) foram algumas da canções interpretadas. Esta última pelo Prof. Dr. Newton Darwin Cabral, da Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

O juramento ficou a cargo das formandas com a maior láurea, Luiza Trindade Freire, do curso de Direito, que obteve a média 9,28; e Vanessa Maria da Silva Gomes, que obteve a média 9,02. Já a oradora foi a formanda do curso de Direito Chussley Souza Lima. Ela fez o discurso em nome de todos os concluintes. Além dos tradicionais agradecimentos à família, professores e amigos, a fala dela destacou as superações envolvidas durante o trajeto até se formar. “Não permitam que profetizem nada negativo em suas vidas. O seu futuro está em suas mãos e nas mãos de Deus. O seu esforço, dedicação e respeito aos seus clientes e pacientes farão a diferença  no seu desempenho profissional”, dizia um trecho do discurso.

Fotos: Styllus Formaturas

Um dos momentos mais emocionantes, a entrega do anel, foi protagonizado pela formanda de Fisioterapia Tainã Aragão de Melo e o seu padrinho, Fernando Melo. Os dois subiram ao palco representando os demais concluintes. O gesto foi repetido por todos os formandos, padrinhos e madrinhas.

Apesar de não estar presente fisicamente, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, fez questão de enviar um depoimento em vídeo aos concluintes. No seu pronunciamento, ele fez uma analogia entre o Jubileu de Diamante da Católica por ocasião dos 75 anos da Universidade e “os novos profissionais lapidados e prontos para brilhar no mercado de trabalho”. Também agradeceu às famílias pela confiança na Unicap e aos funcionários que trabalharam na organização do evento e entrega dos diplomas definitivos.

O discurso intitulado Em tempo de Incertezas, vocês fizeram a aposta certa e a mais segura, também defendeu a educação superior como política de inclusão e justiça social. “Esse esforço que vocês fizeram garante a qualidade e permite que a Universidade possa ir se preparando para as próximas gerações. Num país desigual, gente que poderia pagar está tendo seus estudos completamente financiados pelo poder público. E aqueles mais sacrificados tem financiamento a pagar e tudo mais. Então por essa situação de desigualdade que o Brasil ainda não resolveu, o Estado brasileiro deveria reembolsar todos vocês porque quem precisa de profissionais de qualidade é o nossos país, não são as famílias”, disse em um trecho do vídeo no momento em que foi bastante aplaudido.