Boletim Unicap

Acidente com animais peçonhentos é tema de minicurso no III Simcbio

O III Simcbio promoveu, nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), o minicurso “Acidente com animais peçonhentos: Biologia, Clínica e Epidemiologia”, na sala Mutiulso do Centro de Ciências e Tecnologia, no primeiro andar do bloco B.

O minicurso foi ministrado pela coordenadora do Ceatox-PE e médica do PSF Recife, Maria Lucineide Porto Amorim; pelo membro da Associação Brasileira dos Centros de Informação Toxocológica, médico do Trabalho da Unicap e médico do Trabalho da Sudene, Américo Ernesto de Oliveira Júnior; pela professora da Faculdade São Miguel Juliana Mendes Correia; e pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Cleide Maria Ribeiro.

Os professores basearam-se no Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos, para falar sobre o Ofidismo, Acidente Botrópico, Acidente Crotálico, Acidente Laquético, Acidente Elapídico e Acidente por Colubrídeos.  Também faram sobre o Escorpionismo, a sua epidemiologia, quais são os escorpiões de importância médica, as ações do veneno, o quadro clínico, exames complementares e tratamentos.

Araneísmo também foi assunto de debate no minicurso, citando a epidemiologia e as aranhas de importância médica. Os professores explicaram sobre os acidentes por Phoneutria, por Loxosceles, por Latrodectus, por Himenópteros, por abelhas, por Coleópteros e por Celenterados. Aprofundaram mais ao falar de acidentes por Lepidópteros, onde foi citado a Dermatite Urticante causada por contato com lagartas de vários gêneros, Dermatite Urticante provocada por contato com mariposa Hylesia sp, Periartrite falangeana por contato com Pararama e a Síndrome Hemorrágica por contato com Lonomia.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário