A tarde desta terça-feira do Católica In foi dedicada a cursos do Centro de Ciências Sociais

Momento de descontração com Natanael Arruda
Fotos: Marcos Oliveira

A tarde desta terça-feira (21), segundo dia  da sexta edição do Católica In, foi dedicada à apresentação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social e Gestão Portuária, vinculados ao Centro de Ciências Sociais (CCS). Os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Recife, Região Metropolitana e até do Interior do Estado, que compareceram ao evento, puderam conhecer a estrutura da Unicap e tirar dúvidas sobre as diferentes áreas do conhecimento.

Coordenadora Verônica Brayner

Os alunos foram recebidos pela coordenadora do Católica In  e da Graduação da Católica, Verônica Brayner, que apresentou o encontro aos futuros universitários presentes no auditório G2. “Vocês estão participando de um evento que é uma marca da Universidade Católica, pois mostra o nosso jeito de ser. Abrimos as portas para que os estudantes conheçam a Instituição e entendam melhor como funciona cada curso e o mercado de trabalho”, disse ela. A expectativa deste ano é que mais de mil e trezentos pré-universitários participem do evento. Pela primeira vez, escolas do interior do estado se inscreveram para conhecer a Unicap.

“Temos inscritas instituições de ensino de Gravatá, Garanhuns, Timbaúba e  da Região Metropolitana do Recife.  Este ano, nosso Católica In se tornou de abrangência estadual”, ressaltou a coordenadora.

A estudante Juliane Simão, que cursa o terceiro ano do ensino médio na escola Balão Mágico, localizada na cidade de São Lourenço, falou ao Boletim Unicap sobre a expectativa dela para as atividades de hoje. “Vim de longe para conhecer mais sobre o curso de Serviço Social. Faço vestibular este ano e acho importante estar bem informada sobre a profissão que eu escolhi para minha vida. Meu sonho é estar aqui na Unicap como universitária ano que vem”, contou ela.

Após as boas-vindas da coordenadora, o professor do curso de Fisioterapia Natanael Arruda tirou os

Natanael Arruda

alunos literalmente do chão, com uma apresentação que misturou músicas regionais e internacionais com técnicas de ginástica. Professores da Unicap e os alunos das escolas dançaram forró, fizeram exercícios em grupo ritmados pelas músicas, colocando à prova a flexibilidade de todos. Tudo isso para deixar os estudantes tranquilos e relaxados, prontos para participar das oficinas oferecidas pelos cursos do dia de hoje.

“Desenvolvo esse trabalho há mais de dez anos. Pensei em algo que reunisse a nossa tradição nordestina, músicas variadas, ginástica e descontração. Começo com uma poesia que retrate o cotidiano da nossa região e depois convoco todo mundo para se soltar. Em fisioterapia tratamos do sofrimento humano, por isso, devemos fazer tudo com muita alegria, chamo essa apresentação de AeroBode“, explicou o fisioterapeuta Natanael, que também é formado em Educação Física.

Os 265 inscritos que compareceram ao auditório G2 nesta terça-feira foram encaminhados por volta das 14h30 para participarem das oficinas.  O curso de Administração, representado pelo coordenador Adilson Celestino, apresentou a oficina intitulada “Empreendedorismo e os novos negócios em PE – desafios para os novos administradores”. Os futuros administradores conheceram a história do curso e foram apresentados às dúvidas mais frequentes  dos alunos, o papel do administrador na atualidade, os desafios da profissão nos tempos de hoje e o amplo mercado de trabalho que eles terão pela

Oficina de Administração

frente.

As áreas de Ciências Contábeis e Economia, representadas  respectivamente pelos coordenadores dos cursos Myron Palhano e José Alexandre, apresentaram os desafios, a evolução da profissão ao passar dos anos e o mercado de trabalho, mostrando que, nesse período de crescimento do estado de Pernambuco, a profissão tende a ser cada vez mais requisitada.

Serviço Social foi um dos cursos mais procurados nesta tarde. Os estudantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre a profissão e conheceram melhor as áreas de atuação do curso. A coordenadora Odalisca de Moraes e as professoras Valdenice Raimundo e Sandra Lima apresentaram um vídeo, mostrando como a atuação do profissional pode ser benéfica para a sociedade.

O recente curso de Gestão Portuária, que teve sua primeira turma formada no ano passado, apresentou as possibilidades de mercado desse nova

Oficina de Serviço Social

área. O coordenador Sales Vidal e os professores Carlos Henrique Santana e Simone Lucena apresentaram um vídeo mostrando como funciona a operação do porto e informações sobre o comércio internacional.

O estudante de Relações Públicas da Unicap Thauan Góes falou ao Boletim Unicap sobre a sensação de ter participado como aluno pré-universitário do Católica In em 2010 e agora estar fazendo parte da equipe de trabalho do evento. “Muito bom ajudar e relembrar os momentos de incertezas que eu vivia naquela época. Ter participado em 2010 do Católica In me ajudou a decidir a minha profissão. Quando eu vim não sabia nada sobre a área de atuação, mas saí decidido a fazer Relações Públicas”, lembrou ele.

PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE – 22/05/2013

Cursos Oficina/Palestra
Biologia Nossa biodiversidade!
  Biotecnologia de ponta!
  Viagem pelo corpo humano!
Fisioterapia Brincando com a postura
  Hoje eu sou Fisioterapeuta!!!
  Respirando Fisioterapia
Fono Como Falar em Público
Psicologia Por que e para que ser psicólogo