A história e o ensino lúdico da Matemática nas Escolas Básicas foi tema de palestra na Unicap

O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite desta quinta-feira, dia 21, no Auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A, a última edição do primeiro semestre do seu Ciclo de Palestras Motivacionais. A temática da noite foi “História da Matemática e Matemática Lúdica como perspectivas metodológicas para a Escola Básica”, apresentada pelo palestrante Prof. Dr. Ilydio Pereira de Sá, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, há 40 anos.

Além de Doutor em Matemática, o professor Ilydio Pereira de Sá integra a equipe do MEC, que avaliou o curso de Matemática da Católica, em novembro de 2017, obtendo a nota quatro, numa escala de um até cinco.

O coordenador do curso, professor José Carlos Argemiro da Silva, falou como se deu o convite para o palestrante vir aqui na Universidade. “Após a avaliação mantivemos o contato. Ele me ligou dizendo que estaria neste período na cidade e me disse de uma excelente palestra que havia feito na UERJ. Eu brincando perguntei se ele não gostaria de replicá-la para nossos alunos de Matemática, uma vez, que nós tivemos 40 alunos de entrada no último vestibular? Ele disse que faria com prazer. Desse modo, eu o trouxe para cá e todos nós, professores e alunos, saímos ganhando com a experiência explanada aqui pelo professor Ilydio”, explicou o coordenador do curso da Católica, professor Argemiro.

Complementando, o coordenador do curso falou desse momento para a licenciatura em Matemática. “É muito bom que o avaliador do MEC venha para cá, em um momento em que estamos comemorando 75 anos do curso de Licenciatura em Matemática; a criação do Pró-licenciaturas, que concede bolsa de 50% aos aprovados nos cursos de Licenciatura, por iniciativa do nosso Reitor Padre Pedro Rubens; e a conquista da nota quatro do MEC, uma avaliação muito boa. O professor Ilydio ficou encantado com a Universidade Católica e com o nosso curso, que é um dos mais antigos do Norte e Nordeste”, enfatizou.

Em sua palestra, que chamou “de uma conversa”, o professor Ilydio Pereira de Sá mostrou o uso da história da matemática e da matemática lúdica como atrativos para a escola básica. “Todos nós sabemos do medo que as pessoas têm da matemática, da dificuldade que a maioria das pessoas tem. Então vou apresentar a vocês professores e futuros professores estratégias de motivação do aluno, com uma aula mais interessante, mais lúdica e mais divertida.”

Continuando, “Eu tenho um projeto, lá no Rio de Janeiro, chamado ‘O Circo da Matemágica’, inclusive lancei até um livro sobre ‘A Magia da Matemática’. Meus alunos são preparados para chegarem nas escolas, eles vão como se fosse um projeto itinerante, e fazem uma série de truques com cartas, com dados e depois mostram para os estudantes que nesses truques que eles se impressionaram, eles usaram a regra tal da matemática, mostrando que aquilo não tem nada de mágico, é matemática pura, por trás das atividades apresentadas”, revelou o palestrante.

Professor Ilydio Pereira de Sá mostrou, também, pela perspectiva histórica, que algumas civilizações já faziam coisas interessantes como processos de multiplicação, regras de resolver problemas sem usar equação. Um dos exemplos citados foi o da civilização Hindu, que tinha um método de multiplicação chamado de ‘Multiplicação por Gelosia’, “que eles usavam umas tabelas quadriculadas, lembrando essas janelas que têm as ripas em diagonal, então como é parecido com isso chama-se de Método da Gelosia”, disse o professor visitante.

Em entrevista ao Boletim Unicap, o professor Ilydio Pereira de Sá falou sobre como recebeu o convite para vir à Católica. “Recebi de muito bom grado, porque eu já estive aqui em novembro do ano passado, a serviço do Inep, conhecendo a instituição e, de certa forma, fiquei amigo do coordenador do curso, que me convidou para fazer essa palestra e eu vim com o maior prazer”, exclamou o palestrante.