D.A de Jornalismo promove debate sobre a democratização da mídia

foto uep2O Diretório Acadêmico do curso de Jornalismo da Unicap, presidido pela estudante Ellen Lacerda, promoveu em parceria com a União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto(UEP), um debate cujo tema central foi  “A Democratização da Mídia”. Os convidados foram a deputada federal Luciana Santos (PCdoB); o jornalista e autor do livro “A Ditadura da Mídia”, Altamiro Borges; e o assessor de comunicação da Fundação Joaquim Nabuco, Marcelo Mário Melo. O encontro ocorreu na sala 510 do bloco A, aqui da Universidade Católica de Pernambuco, às 19h desta segunda-feira(15).

Os estudantes de Jornalismo lotaram o local do encontro e presenciaram uma boa troca de ideias, acerca do papel desempenhado pelos meios de comunicação no Brasil e em países mais desenvolvidos, nessa questão. A deputada federal Luciana Santos falou antes do evento sobre a importância dessa iniciativa acadêmica. “Eu fico muito animada com o interesse cada vez maior da sociedade. Esse é um assunto que precisa ser mais encarado e assimilado pela população. É necessário que observemos isso como sendo um direito de todos”,

foto uep1falou ela, se referindo também ao problema das oligarquias midiáticas atuantes no país. “A democratização da mídia é um assunto de política pública tão importante quanto qualquer outro. Temos uma mídia muito concentrada. Isso significa que poucas famílias detém o poder sobre o pensamento, ideias, uma visão de mundo. Essas pessoas que comandam não são isentas. Eles decidem, formam e impõem  um conceito de sociedade.”

O jornalista Marcelo Mário Melo omparou a estrutura da mídia brasileira com a que é encontrada na Inglaterra. “Nem a finada ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher privatizou a BBC de Londres. Aqui nós temos uma TV na mão do capital, que é de péssima qualidade. A TV Brasil é um dos poucos exemplos de um projeto público e de bom conteúdo no Brasil”, afirmou Marcelo. Ele comentou ainda que os conglomerados de comunicação impedem a evolução qualitativa dos conteúdos passados à população. “Os lobbies impedem uma maior democratização. A Constituição de 1988 estabelece o não monopólio, mas nós não colocamos isso em prática. Instituiu também a produção obrigatória de conteúdo regional, mas as grandes corporações impedem que tudo seja posto em prática”, disse ele.

DSCN2744

O autor do livro “A Ditadura da Mídia”, Altamiro Borges, começou mandando um recado aos estudantes presentes no encontro. “Nada  na mídia é de graça. O jornalista pode até ter a melhor das intenções, mas o dono da empresa vai publicar apenas o que for de seu interesse econômico e político”, afirmou Altamiro, que também é autor do “Blog do Miro”. Diante de uma plateia atenta, o jornalista falou que vê a mídia brasileira muito parecida com as relações estabelecidas durante a Idade Média. Na Europa e nos Estados Unidos há uma TV pública de qualidade, mas aqui é a iniciativa privada que domina. Temos um sistema feudal, são sete famílias que controlam nosso sistema de comunicação. A sociedade é agendada pela mídia. A nossa TV pública praticamente só passa em canais fechados, pouca gente tem acesso ao conteúdo produzido”, arrematou Altamiro.