Alunos do curso de Engenharia da Complexidade realizam o primeiro momento de capitalização
|Na semana que marcou o início das atividades de graduação da Unicap-Icam International School, os alunos de Engenharia da Complexidade participaram do primeiro momento de capitalização. Estudantes trocaram experiências comuns por meio de uma videoconferência com colegas das unidades do Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam) de cinco cidades de três países: Duala (Camarões), Kinshasa (República Democrática do Congo) e Lille, Nantes e Paris (França). O momento de capitalização é possível porque os estudantes possuem os mesmos objetivos curriculares nos quatro continentes em que o Icam está presente.
O coordenador do curso de Engenharia da Complexidade, o professor Fernando Artur Nogueira, avaliou como positiva esta primeira capitalização. “Esse foi um momento muito importante do curso, onde os alunos puderam ter uma experiência de internacionalização muito concreta e muito interessante”, disse, ao falar do encantamento da turma. “Eles tiveram a oportunidade de compartilhar dúvidas, expectativas, gostos e possibilidades de intercâmbio muito grande entre eles a partir dessa capitalização. Foi um ponto marcante dessa semana inicial do curso”.
O professor argumentou que, além dos aspectos técnicos esta é uma atividade que desenvolve competências humanas, como a empatia. “A capitalização é o momento que o estudante tem de compartilhar com outros estudantes no mundo, onde o curso já está funcionando, como ele resolveu o PBL (atividade da metodologia da prática de resolução de problemas) que foi proposto, quais as dificuldades ele teve e quais saídas ele encontrou para resolver a situação-problema que foi proposta”, disse. “Isso termina sendo uma estratégia muito importante na formação do curso, que ele vai ver o mesmo problema resolvido de outra maneira, sob outro ponto de vista. Ele vai criar nesse engenheiro o que a gente chama de empatia, de se colocar no lugar do outro”, completou.
A capitalização, também, reforça o aprendizado em inglês. Lembrando que uma das características do Icam é a internacionalização. Os alunos, mesmo no Recife, terão aulas em inglês a partir dos 3º e 4º anos do curso. “A capitalização é o momento de compartilhamento com outros estudantes do mundo via conferência e sempre em inglês, o que acelera o processo de comunicação em língua inglesa do aluno”, completou. Os estudantes do curso de Engenharia da Complexidade terão a oportunidade de fazer um ano de intercâmbio em outras unidades do Icam, onde as aulas são realizadas em inglês. As capitalizações devem ocorrer, pelo menos, duas vezes ao mês. Todo o processo de capitalização é realizado pelos alunos, que devem planejar o tempo de fala e apresentado com os demais colegas. Todo processo é acompanhado por um tutor.
Sobre o Icam – O Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam) é uma tradicional escola de engenharia francesa, que forma profissionais desde fins do século 19. No Brasil, o Icam está presente com a parceria com a Unicap, que formam juntas a Unicap-Icam International School. A instituição está presente na França, onde possui unidades em Lille, Paris, Nantes, Bretagne, Vendée e Toulouse. Na África, o Icam está presente em três países, sendo uma unidade nos Camarões, na cidade de Duala, outra em Kinshasa, na República Democrática do Congo, e Pointe-Noire, na República do Congo. Na Índia, a escola está presente em Chennai.