Professores e funcionários da Unicap reunidos para planejar o ano letivo
As aulas só voltam no dia 17 de fevereiro, mas o ano letivo já começou para os professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco. De hoje (11) até sexta (14), eles estarão reunidos, junto com os gestores, planejando as atividades acadêmicas durante a XXX Semana de Estudos Docentes e a XX Fórum de Funcionários. As ações fazem parte da VII Jornada Unicap Comunitária.
Durante a abertura, realizada na manhã desta terça-feira (11), a mesa diretora (formada pelo Reitor e Pró-reitores) fez uma espécie de prestação de contas à comunidade. O balanço foi intercalado com apresentações culturais do poeta Antônio Marinho, aluno do Mestrado em Indústrias Criativas, e do grupo MPB Unicap, que apresentou seus novos integrantes.
“Enfim, importa saber que trabalhar na Unicap, como professor ou funcionário, não seja um peso maior do que as nossas capacidades, mas sobretudo, que essa missão de vida nos ajude a reconstruir melhor com os outros o sentido da nossa própria existência, transformando sonhos em projetos e projetos em grandes realizações”, finalizou.
O Pró-reitor agradeceu ainda ao ex-coordenador de Esportes, professor Fernando Lapa, que esteve à frente da função por 40 anos. Agora quem assume é o técnico de tênis de mesa Paulo Matos. Padre Lúcio fez questão de destacar também os dez anos de criação do Instituto Humanitas, a implantação da filial (IHU-PB) em João Pessoa.
Degislando ressaltou aspectos importante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como a criação dos novos cursos à distância por meio da Unicap Digital, começando pelas segundas licenciaturas e formação pedagógica; e a transformação dos centros acadêmicos em escolas, “mudança que vai além da troca de nome e prevê uma articulação da extensão com a pós-graduação”. Aliás, a extensão foi outro ponto enfatizado. De acordo com o marco legal do MEC, todos os cursos de graduação devem ter 10% de sua carga horária distribuídos em atividades de extensão que “deve estar na concepção de aprendizagem aliando teoria e prática”.

Houve informes também da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação. De acordo com a Profª Drª Valdenice José Raimundo, a Unicap já conta com 48 grupos de pesquisa, sendo 36 certificados. Ainda segundo ela, a Propesp está formulando a política de internacionalização da Universidade, além de implantar o Núcleo de Inovação e Patentes. O novo programa de pós-graduação em Filosofia é outro motivo de comemoração, assim como a transformação do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais em núcleo de pesquisa. A Católica Business School registrou salto quali e quantitativo: são 18 turmas de MBAs com 420 alunos e o primeiro setor a implantar a secretaria sem papel, graças ao sistema
Totvs.
