Curso de Enfermagem aprova duas concluintes em programa de residência da Secretaria Estadual de Saúde

A primeira turma do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pernambuco segue fazendo história. Duas concluintes foram aprovadas no Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria Estadual de Saúde. Monaliza Evelyn Pereira passou na residência em enfermagem cardiológica do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no Recife, e Manoela Rodrigues de Santana foi aprovada na residência de enfermagem obstétrica do Hospital Dom Malan, em Petrolina. O programa de residência tem duração de dois anos.

Monaliza

Manoela e Monaliza estão entre as concluintes da primeira turma de Enfermagem da Unicap que colaram grau no começo desta semana, no Centro de Convenções de Pernambuco. Elas contaram a reportagem que estão muito felizes porque o resultado é considerado um feito raro já que as duas passaram de primeira. “Conheço pessoas que tentam três, quatro vezes até conseguir passar”, elogia a coordenadora do curso, Profª Lucilla Rafaella Pacheco.

A concorrência dura dá um gostinho ainda mais especial à conquista. Monaliza concorreu com outros 77 candidatos para nove vagas. Já Manoela estava entre os 430 inscritos que disputavam 42 vagas. A seleção organizada pela Universidade de Pernambuco foi organizada em duas etapas. A primeira com prova escrita e a segunda de análise curricular. Foi aí que a formação da Unicap fez diferença.

Manoela

Monaliza contou que, além de fazer projetos em Iniciação Científica com professores da área, também participou de ações do Pibic com docentes do curso de Medicina. Já Monaliza participou de iniciativas em Extensão com professores pesquisadores da graduação em Fonoaudiologia, garantindo uma preparação transdisciplinar. Na Católica, os cursos da área de Saúde compartilham da mesma estrutura.

“A Católica nos ofereceu uma formação que preencheu todas as exigências da seleção, tanto o projeto de Iniciação Científica, como monitoria, extensão, publicação de artigos. Tanto a estrutura quanto os professores eram acessíveis para que a gente tivesse o currículo bom”, disse Monaliza ao avaliar a contribuição da Unicap no resultado alcançado por ela.

Professora Lucilla Rafaella

Por se tratar de primeira turma, o desenvolvimento acadêmico do curso se deve a uma construção coletiva que envolveu professores e os próprios alunos na busca pela qualidade. “Desde o começo, os professores nos incentivaram a fazer mestrado e, principalmente, essa questão da residência. Muita gente se forma e poucos são os profissionais que conseguem um destaque. A residência faz essa diferença”, destaca Manoela.

“A residência é uma especialização Latu Sensu onde o profissional de saúde aprende aquela área através da prática. O processo seletivo é muito competitivo. É o padrão ouro. O profissional que passa pela residência é diferenciado e passar de primeira é muito raro”, enfatizou a professora Lucila.