Curso de Engenharia Civil firma convênio com uma das maiores empresas da área em PE

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Católica terão a oportunidade de praticar o conhecimento adquirido em sala de aula em uma das maiores empresas de consultoria de projetos em Pernambuco. É que a Unicap firmou uma convênio com a JBR Engenharia para que estudantes possam estagiar na corporação.

A assinatura do convênio aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), no Pavilhão Maker da Unicap-Icam International School. Estavam presentes o reitor em exercício, Prof. Márcio Waked, a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Profª Andréa Câmara, o coordenador do curso, Prof. Caetano Queiroz, integrantes do corpo docente da graduação e o diretor-presidente da JBR, Pedro Pereira Cavalcante Filho.

Além do estágio supervisionado, os alunos da Católica poderão desenvolver projetos de pesquisa por meio da parceria com a JBR Engenharia. “Quando a gente junta universidade com empresa possibilita a transformação que a gente quer ver no mundo”, disse Pedro Cavalcante, que é professor do MBA em Liderança, Inovação e Negócios Sustentáveis e mestrando em Psicologia Clínica da Unicap. Ainda de acordo com ele, uma das pesquisas que poderão ser desenvolvidas por meio da parceria é a de criar novos materiais para habitações populares. “Temos um déficit de seis milhões de unidades habitacionais no país”.

A iniciativa tem tudo a ver com os valores de inovação social da Unicap. “Esse tipo de parceria vai propiciar pesquisas, projetos que vão ao encontro de soluções ligadas à engenharia, mas que afetam a população seja na qualidade de suas moradias ou na possibilidade de se criar novos materiais ou novos modelos de construção que venham tornar mais acessível a uma população menos favorecida, mas também buscar novas soluções para o mercado de uma forma geral prezando desenvolvimento sustentável e inclusão”, destacou Márcio Waked.

“Essas parcerias são muito importantes para o desenvolvimento profissional do aluno. Do ponto de vista pedagógico, o aluno vai ter a oportunidade de fazer um estágio numa empresa com essa possibilidade de melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou Andreia destacando que a parceria vai focar na busca de soluções reais.

A JBR – Empresa de consultoria dedicada à elaboração de projetos multidisciplinares de engenharia e de arquitetura e ao gerenciamento e supervisão de obras de grande porte, a A JBR Engenharia foi fundada em 16 de março de 1994 montada com base no acervo técnico, acumulado ao longo de mais de 20 anos, e no trabalho exitoso de seus sócios nas iniciativas pública e privada. Desta forma, apresenta larga experiência nas áreas de engenharia rodoviária, metroviária e industrial, infraestrutura urbana de edificações, de aeroportos, de saneamento, de hidráulica e de obras de arte especiais, além de relacionadas ao meio ambiente. Sua sede fica localizada no bairro de Campo Grande, no Recife (PE).