17ª Semana de Integração oferece oficina de Restauração e Encadernação de Livros

A programação da 17ª Semana de Integração da Unicap ofereceu à comunidade a oficina de Restauração e Encadernação de Livros. É a segunda vez que a atividade é oferecida na Siucs, reunindo aficcionados pela arte de conservar livros na manhã da quarta-feira (23) na sala de Extensão 2 no térreo da Biblioteca do campus. O orientador da oficina foi Amaro Neto, operador de guilhotina na gráfica da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa).

As inscrições para o workshop, que ofereceu 20 vagas, foi aberta para ao público. “Tanto aluno externo, quanto interno, pode aprender um pouco sobre a restauração e os cuidados que a gente tem que ter com o livro”, explica Amaro. “A gente está falando sobre restaurar uma capa e restaurar um miolo danificado”, complementou.

Já é a segunda vez que Virgínia França, aluna do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participa desta atividades oferecida pela Siucs. “Eu já fiz essa mesma oficina em 2017, também na Semana de Integração. Foi muito bom para mim e hoje eu estou querendo praticar mais”.

Isabela Albuquerque, também estudante de Biblioteconomia da UFPE, acredita que a oficina é importante para disseminar um conhecimento pouco praticado na sua rotina de estudos: o restauro de livros. “É bom aprender a fazer a encadernação direito para conseguir recuperar a informação para o usuário e para ele ficar satisfeito em ter acesso à informação dos livros recuperados por nós”, concluiu.