Católica vai sediar o Intercom 2011

Com reportagem de Tércio Amaral

Comunicar, interagir e mudar o mundo. Esses foram os conceitos defendidos pelo curso de Jornalismo da Unicap ao longo da história. A graduação pioneira no Norte e Nordeste do Brasil foi a responsável pela formação de comunicadores que atuam nas principais redações de jornais, revistas, rádios e televisões do país. E, para comemorar seus 50 anos, nada mais justo que receber o maior congresso de comunicação da América Latina. Fundado por um de seus ex-alunos e seu atual presidente de honra, o professor José Marques de Melo, o 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), será realizado com o tema “Quem tem medo de pesquisa empírica?, entre os dias 3 a 6 de setembro de 2011, no campus da Católica.

O encontro pretende reunir cerca de 4 mil pesquisadores e profissionais da comunicação do Brasil e do mundo. Segundo a Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Aline Grego, a essência deste Intercom 2011 é resgatar os valores da cultura nordestina, tão defendida pela Católica, sem abrir mão do conhecimento universal. “Depois de dois anos, a região Nordeste volta a ser a sede do encontro. A escolha da Unicap não poderia ser diferente. O nosso curso foi fundado por Luiz Beltrão, que empresta o nome à maior premiação do Intercom”, declarou.

Ao lado de mesas-redondas, palestras e comunicações científicas, a Unicap também pretende relembrar a trajetória dos que ajudaram a construir a história dos 50 anos do curso de Jornalismo mais antigo do Norte e Nordeste. Para o Intercom 2011, estão sendo preparadas algumas homenagens, como o agradecimento aos ex-chefes do Departamento de Comunicação Social. Nomes como o professor Roberto Benjamin, considerado uma das maiores referências da teoria de folkcomunicação no Brasil, serão lembrados pelos atuais profissionais e alunos que fazem parte da nova geração do curso de Jornalismo da Católica.

Porém, mesmo sendo programado apenas para o ano que vem, a Unicap já se movimenta na organização do encontro. O coordenador do curso Tecnológico de Jogos Digitais, Breno Carvalho, idealizou a logomarca do Caranguejo Cibernético que vai representar as atividades do Intercom 2011. “Queríamos algo que mostrasse a cidade do Recife e, ao mesmo tempo, tivesse um conceito, nesse caso a importância do meio ambiente. O caranguejo de cores laranja e azul evoca nossos mangues, mas também, através das conexões USB no desenho, demonstra o sentimento de conectividade da Católica com o mundo”, disse.

Tradição Acadêmica: de Luiz Beltrão a José Marques de MeloUm dos principais exemplos da vocação acadêmica da Unicap é o professor e livre docente da Universidade de São Paulo (USP) José Marques de Melo. Graduado em Jornalismo, em 1964, ele se formou na segunda turma do curso que, anos mais tarde, se tornou um dos principais polos de formação de comunicadores do Brasil. De aluno de graduação, José Marques ganhou o país e o mundo com estudos na área da teoria e história da comunicação, com dezenas de livros e artigos científicos publicados em congressos e revistas acadêmicas.

Personagem ímpar da história da Unicap, Zé Marques, como é mais conhecido entre os seus alunos, revela sua admiração pelo professor, teórico da comunicação e fundador do curso de Jornalismo da Católica, o professor Luiz Beltrão. “Ele, sem dúvida alguma, era a alma de nosso curso. Mas, ao mesmo tempo, uma pessoa controversa. Cada aula dele era escrita, uma coisa rara, pois, muitos professores nem sequer planejam suas aulas. Logo nas primeiras exposições, a turma achava aquela didática enfadonha. Porém, essa primeira impressão foi logo desconstruída com os exemplos de erudição desse grande pesquisador”, afirmou.

Paralelamente à vida de estudante, Zé Marques também foi jornalista de veículos memoráveis da imprensa brasileira, como o jornal Última Hora, de Samuel Wainer. “Trabalhei com o ex-governador Miguel Arraes e cheguei a ser preso. Fui o orador da minha turma e tive medo de ser pego pela polícia novamente. Naquela época, a maioria dos oradores de turma era preso logo após o discurso”, contou. Entretanto, o sentimento que o ex-aluno da Unicap revela em relação à escolha da Universidade como sede do encontro perpassa o ditado popular de que “um bom filho à casa torna”.

É com o vigor da juventude de um magnânimo da comunicação brasileira que a Católica vai reencontrar um dos seus alunos mais brilhantes. “Não entro em congresso apenas para fazer parte da organização. Vou, como todos os anos, coordenar meu grupo de trabalho sobre Gêneros Jornalísticos“, enfatiza. Porém, esse trabalho para o atual presidente de honra do Intercom será regado com bastante entusiasmo. “É com muita alegria que participo desse Intercom. A Unicap está retomando os tempos de vanguarda na época em que o curso de Jornalismo era dirigido por Luiz Beltrão e o Padre Mosca de Carvalho”, disse entusiasmado.

Em sua conversa com o Boletim Unicap, Zé Marques ainda adiantou algumas surpresas que estão sendo preparadas para o congresso no próximo ano, a exemplo de dois clássicos de Luiz Beltrão que serão debatidos nas mesas-redondas e palestras do Intercom 2011. Os livros escolhidos foram “Metodologia do ensino do Jornalismo” e “Comunicação e Folclore”, esta última produção garantiu a Beltrão o título de primeiro Doutor em Comunicação no Brasil. “Estamos negociando os direitos de publicação desses livros. Já no ano que vem poderemos disponibilizar esse acervo no site do Intercom”, comemorou.