Música, poesia e teatro no Simpósio de Teologia da Católica

Participantes do 3º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da Unicap analisaram textos bíblicos e conversaram sobre música e poesia na tarde desta quarta-feira (8). Ao final do encontro, estudantes fizeram uma apresetação teatral.

“As figuras de Pedro e Paulo nos Atos” foi o tema do curso ministrado pela Irmã Luísa Maria Almendra, da Universidade Católica de Portugal. Ela é graduada em Teologia e doutora em Ciências Bíblicas pelo Instituto Pontifício Bíblico de Roma.

O curso analisa as representações de Pedro e Paulo, dois discípulos de Jesus importantes na difusão do Cristianismo nos primeiros anos da Igreja. O primeiro dia do curso foi dedicado à análise do significado dos textos sagrados e da linguagem utilizada por São Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos. “Os Atos não são um biografia dos primeiros anos da Igreja. Não são um relato histórico, mas teológico”, avisou a religiosa.

Segundo Irmã Luísa, os Atos dos Apóstolos refletem a construção de uma identidade cristã ao integrar diferentes culturas. Ela diz ainda que Jesus nasceu judeu e morreu judeu, mas os evangelhos já apresentam algum senso dessa identidade cristã.

O estudante de Teologia Ronaldo Gomes, 25, que é membro da Fraternidade “O caminho” é um dos participantes do curso. Ele resolveu estudar São Pedro e São Paulo, que considera “duas fontes” da Igreja a fim de poder realizar uma leitura mais atual dos textos bíblicos.

Arte e religião

A música na liturgia, os salmos e poesia de temátia religiosa foram temas apresentados nas mesas desta tarde. Os estudantes de Teologia Karoline Menezes e Marivaldo Luís falaram sobre as canções apresentadas nas missas. Eles lembraram que o Concílio Vaticano II promoveu uma renovação das celebrações, permitindo inclusive o uso de novos instrumentos além dos tradicionais órgãos usados nas igrejas. Por outro lado, a abertura levou a alguns excessos, como a composição de músicas baseadas em trilhas de filmes ou novelas. Segundo a Irmã Silde Terezinha, os cantos litúrgicos têm a função de fazer memória da Salvação, e as paródias de canções seculares remetem o fiel a lembranças que se distanciam do mistério pascal.

Alexandre de Jesus, aluno do curso de Teologia, fez uma análise do primeiro salmo da Bíblia. O texto exalta o modo de vida do homem justo, em oposição ao proceder dos ímpios. O estudante se utilizou de recursos da semiótica para construir o trabalho.

O coordenador do curso de Teologia da Católica, professor Cláudio Vianney, apresentou a estrutura poética do salmo 112, “Feliz o homem que ama o Senhor”. Ele falou sobre gêneros literários e lembrou que, no campo da poesia, há formas específicas para cada cultura e idioma. O salmo em questão, por exemplo, foi composto iniciando cada verso com uma letra do alfabeto hebraico em ordem. A tradução para o português perde essa forma desejada pelo autor. Ao final da apresentação, o público foi convidado a cantar a versão musicada do texto.

Maternidade, Menor abandonado e Confiança em Deus foram algumas das poesias apresentadas por José Carlos Júnior, estudante de Teologia que adota o pseudônimo de Stanislaw Azir em seus escritos. O primeiro texto tratou de uma autoapresentação, composta com muito bom humor. Mulheres da plateia declamaram poemas como “Vinde a mim” e “Mãe-gênese”. Ele começou a escrever em 2003, aos 14 anos, inspirado por uma citação atribuída a Santo Agostinho. “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”, diz a frase.

A tarde foi encerrada com uma apresentação teatral promovida por alunos do 2º e do 6º períodos de Teologia. Eles encenaram a peça “Nos caminhos do mundo rumo ao céu”. Com destaque para a Bíblia, o texto se inspira no Livro Sagrado e na Oração Eucarística quinta. “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, diz uma das falas.

O 3º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da Unicap vai até o dia 10 de setembro. Mais informações no site  http://www.unicap.br/simposio_teologia