Corpo docente do novo curso de Pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos se reúne em workshop

Sexta-feira à noite, sala de aula do Espaço Inovação, no bloco G4, lotada. Na turma, alunos mais que especiais. Professores experientes que estavam ali reunidos assistindo a uma aula preparatória sobre o novo curso de Pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos. O primeiro oferecido pela Unicap Icam International School, parceria que une a tradição da Católica com a inovação do Institut Catholique d’Arts et Métiers (Instituto Católico de Artes e Ofícios), uma das escolas de engenharia mais prestigiadas da Europa e que, assim como a Unicap, também é jesuíta.

Glauber, Marta e Eduardo

“O nome do curso não está ligado ao tamanho físico do projeto e sim a sua complexidade no sentido de impacto social e da necessidade de conhecimento ou saber a ser empregado na solução. Pode ser um pequeno robô revolucionário”, explicou a Prof.ª Marta Rolim, que coordena o curso junto com os professores Eduardo Oliveira e Glauber Carvalho. As pré-inscrições já podem ser feitas pelo site http://www1.unicap.br/icam/. A previsão é de que as aulas comecem em 4 de setembro.

O workshop, que reuniu o corpo docente formado por 22 professores da nova especialização, foi organizado em três momentos. No primeiro, o coordenador, Prof. Eduardo Oliveira, fez uma apresentação geral do curso, que tem duração de 18 meses com carga horária de 360h e possibilidade de um módulo em um dos campi do Icam na França, Índia ou Camarões. As disciplinas vão trabalhar com teoria, estudos de caso e aplicação prática.

O primeiro módulo terá 20% de aulas expositivas, 40% de apresentações de cases reais e 40% de aulas baseadas em problemas a serem resolvidos com metodologias ativas. No segundo módulo, 35% da carga horária será destinada a seminários com problemas trazidos por empresas. Outros 30% serão dedicados à discussões e desdobramentos dos cases e o restante das aulas com apresentações de análises sobre os problemas reais que as empresas apresentaram nas palestras.

Já o terceiro módulo será para os alunos apresentarem um projeto de solução de problemas que pode ser de uma das empresas ou trazido pelo Icam. O aluno deverá levar em conta a viabilidade técnica, econômica e sustentabilidade. A carga horária está organizada em 20% de aulas expositivas dos alunos; 50% com discussões, análises e tutoria para o desenvolvimento do projeto; e o restante de 30% os alunos devem apresentar soluções para os cases adotados.

Dinâmicas – Após a explanação teórica, os professores testaram dinâmicas de grupo que serão aplicadas aos futuros alunos. São as chamadas metodologias ativas. Este momento foi conduzido pela professora Marta Rolim com uso de ferramentas digitais. Uma questão sobre engenharia foi disparada nos grupos de WhatsApp para ser respondida num formulário Google. As respostas corretas poderiam ser conferidas por meio de um QR Code nas paredes e que poderia ser lida por tablets e smartphones. “Nesse tipo de metodologia, o professor é um mediador com foco na motivação, engajamento e na solução”, explicou Marta.