Alunos de História visitam o Arquivo Público

O Arquivo Público do Estado de Pernambuco recebeu a turma do 1º período da disciplina Metodologia da História. Os alunos foram conduzidos pelo Prof.Helder Remigio, do curso de História, e foram recepcionados pelo gestor do Arquivo Público, o jornalista e ex-aluno da Unicap Evaldo Costa.

Conheça um pouco da história do Arquivo:

“O Arquivo Público Estadual foi criado em 4 de dezembro de 1945, sob a atmosfera de efervescência e a esperança do pós-guerra, por José Neves Filho, então desembargador de Pernambuco. A sua missão era preservar documentos produzidos pelo Poder Público e outros itens que ajudassem a contar um pouco da nossa história, dali por diante, para as próximas gerações. Em 1972, passou a se chamar Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, em homenagem ao seu primeiro diretor, que passou 27 anos à frente da Instituição.

O Arquivo funcionou no Palácio do Governo até 1975, quando, em busca de um espaço físico maior e mais adequado, foi transferido para a atual sede, na Rua do Imperador. O prédio, que abrigava na época a Biblioteca Pública Estadual, já havia sido utilizado para outros ns. Nele, ficou o preso Frei Caneca, por sua participação na Confederação do Equador.

O Arquivo Público guarda parte importante da história de Pernambuco em documentos, mapas, leis, jornais, livros e manuscritos preservados para garantir um futuro ao nosso passado. O acervo do Arquivo Público Estadual está em contínua expansão. E, para tornar o seu valioso conteúdo cada vez mais acessível, é preciso se manter em constante modernização.

Para se adaptar a um mundo em que a informação é compartilhada cada vez mais rápido, o Arquivo Público investe em inovação, buscando sempre novas tecnologias e capacitando a sua equipe. Preservar as fontes e os fatos importantes da nossa história é essencial para a compreensão do mundo no qual vivemos. E fundamental para a construção do mundo que queremos amanhã.”

Fonte:http://arquivopublico.pe.gov.br/institucional/