Ligas Acadêmicas do curso de Medicina promovem simpósio sobre emergências neuropsiquiátricas

Com informações do estudante de Medicina da Unicap Rodolfo Campos

O auditório Dom Helder Camara ficou lotado durante o Simpósio de Emergências Neuropsiquiátricas. O evento foi realizado pelas ligas acadêmicas de Neurocirurgia (Lanc) e de Psquiatria (Lapsam), que são projetos de extensão da Unicap. De acordo com os organizadores, houve participação de aproximadamente 130 pessoas, entre profissionais e estudantes de diversas instituições de ensino superior. A programação de palestras abordou vários temas durante dois dias de evento.

O médico residente em Neurocirurgia do Hospital Getúlio Vargas, Gustavo Nery, falou sobre crises epilépticas; As encefalopatias sistêmicas foram tema do médico residente em Nerologia do Hospital da Restauração, Vitor Lira. A hipertensão intracraniana foi assunto do neurocirurgião  e coordenador da Lanc, Dr. David Plácido Lopes. A neurologista Ana Dolores abordou os acidentes vasculares cerebrais (AVC´s).

Auditório lotado

O psiquiatra e professor da Unicap, Marcus Túlio Caldas, fez uma explanação sobre suicídio. O seu colega de especialidade médica, José Waldo, proferiu palestra intitulada Os 3 D’s dos Idosos. Já as agitações psicomotoras foram tema do também psiquiatra Luiz Evandro de Lima Filho. Por fim, o coordenador da Lapsam, o professor Moab Duarte Acioli, falou sobre drogas e abstinência em emergência. O evento foi patrocinado pela Medcel, Torrent Pharma e Neurofix.

A Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Unicap tem atuação nos setores de ambulatório, bloco cirúrgico e enfermaria do Hospital Getúlio Vargas e nos setores de emergência Neurocirúrgica e Neurológica do Hospital da Restauração. Tem como preceptor o neurocirurgião David Plácido Lopes e presidente discente Eduarda Silvestre e como vice-presidente Matheus Braga, ambos estudantes do curso de Medicina da Unicap. A Liga também é composta pelos alunos Caio César (secretário); Renan Hazin (tesoureiro); Arthur Burgos, Toddy e Mayhara (coordenação de Ensino); Bianca Zirpoli, Luan Amaral e Gaby
(coordenação de Pesquisa); Henrique Sá, Pedro Paulo, Maryna e Pedro Mergulhão (coordenação de Extensão); Caio Franklin e Bruna Mariana (coordenação de Comunicação).

Dr. David com os membros da Liga Acadêmica de Neurocirurgia

A Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da Unicap (Lapsam) visa o aprofundamento de temas psiquiátricos, os quais também são recorrentes na população para, por meio desse conhecimento, difundi-lo e aplicá-lo nas práticas exercidas pela Liga. As práticas são realizadas na Unidades Básicas de Saúde do bairro do Varadouro, em Olinda; no IMIP, no Centro de Atendimento Psicossocial, também em Olinda e na Clínica de Psicologia da Católica.

A liga conta com os professores Marcus Túlio, José Waldo e Moab Acioli para ministrar as aulas, além de professores convidados. O preceptor é Moab Acioli e os membros da liga São: Catherine Braga (presidente) e Paula Barros (vice-presidente); Mariana Soares (tesouraria); Lara Cantarelli e Igor Sales (coordenação de Ensino); Alessandra Costa e Liana Batista (coordenação de Comunicação e Eventos); José Almeida, Vanessa Mota e Marina Jenné (coordenação de Extensão); e Mariana Machado e Déborah Sales (coordenação de pesquisa).