Alunos de Jornalismo da Unicap visitam a exposição AGÔ da fotógrafa Roberta Guimarães

O universo do Candomblé, o culto aos Orixás e a devoção dos seguidores dessa milenar religião Africana, estão retratados na exposição AGÔ da fotógrafa Roberta Guimarães, na Galeria Cícero Dias, anexo do Museu do Estado de Pernambuco (MAPE) e segue até o dia 2 de junho, das 9h ás 17h.

Na sexta-feira, dia 17, os alunos do 6º período de Jornalismo da Católica, acompanhados pela professora da disciplina Jornalismo Opinativo, Adriana Dória, foram conhecer as 40 obras que compõem a exposição.

Durante a visitação, Roberta Guimarães interpretou todas as suas imagens, expondo com detalhes a religiosidade e a arte sacra presentes nos 14 terreiros em Pernambuco, onde conviveu por cerca de três anos, registrando a diversidade da cultura afro-brasileira e africana.

AGÔ, também expõe um vídeo-documentário com cenas de cerimonias e depoimentos sobre as devoções dos religiosos e das graças alcançadas pela fé nos Orixás. Babalorixás e Ialorixás, aparecem junto aos seus filhos de santo, cantando, dançando com alegria, revelando a forte relação das divindades com a natureza.

A beleza em cores e a expressividade presentes nas imagens de Roberta Guimaraes, são legendadas com textos do antropólogo e museólogo Raul Lody, que também assina a curadoria da exposição. No chão da galeria, as folhas secas espalhadas por toda parte, também tem significado fundamental para a filosofia sagrada do Candomblé, pois representa a vida.

Uma curiosidade sobre a exposição AGÔ, palavra que significa “Com licença”, é ser apresentada no palacete onde, no passado, pertenceu a família de um dos mais destacados traficantes de africanos escravizados, o Barão de Beberibe.