Unicap desenvolve projeto de impacto socioambiental na Rua do Lazer em parceria com a comunidade

Quem circula pelo campus da Universidade Católica de Pernambuco não fica indiferente à Rua do Lazer. O trecho localizado entre os blocos G e B da Unicap se transformou num verdadeiro polo gastronômico para quem estuda ou trabalha nos arredores. Tem de tudo: de lanches rápidos a restaurantes de comida japonesa, chinesa, pizzarias, refeições caseiras, açaí, bomboniere e até outros tipos de comércio como banca de revistas e empório com produtos masculinos. Vale ressaltar que o espaço é um logradouro público e os serviços são fiscalizados pela Prefeitura da Cidade do Recife.

O local é tão frequentado que uma lei municipal de 1984 transformou essa parte da Rua Bernardo Guimarães, no bairro da Boa Vista, em local exclusivo para pedestres. Há quem se reúna com amigos para partidas de dominó entre uma aula e outra. São dezenas de boxes dos mais variados estilos com espaço para atender os clientes. Um crescimento que se deu sem um maior planejamento urbano e hoje apresenta problemas que dificultam ações de limpeza e a acessibilidade de quem caminha por ali. Pisos desnivelados e calçadas degradadas são alguns dos obstáculos da via.

Sensibilizada com as questões sociais no entorno do campus, a Universidade está desenvolvendo um projeto para a área. O estudo ainda está em fase embrionária, mas várias ideias foram dadas durante a oficina Unicap Changemaker, que fez parte da programação da 5ª Jornada Unicap Comunitária, realizada no começo de fevereiro com o tema Inovação com Impacto Socioambiental.

A oficina reuniu professores e funcionários de diversos cursos e setores da Unicap. A intenção é desenvolver um projeto com a participação da comunidade. “É um problema multifacetado. Por isso é preciso ouvir os comerciantes da Rua do Lazer. Tê-los como aliados. Construir com eles a solução porque é bom para eles, é bom para a cidade e bom para a nossa comunidade”, explicou o chefe de gabinete da Reitoria da Unicap e um dos coordenadores da oficina, Rodrigo Pellegrino.

“A gente não pode esperar para transformar. Ficar simplesmente reclamando. A gente precisa ser protagonista dessa mudança”, afirmou o Pró-reitor Administrativo e também coordenador da oficina, professor Márcio Waked, destacando a responsabilidade social da Unicap com o seu entorno. “Acho que a grande mudança é termos um objetivo em comum. Quando a gente tem esse objetivo, um território e uma ideia, a gente só tende a potencializar”, acrescentou a professora do Centro de Ciências Jurídicas, Cynthia Suassuna.

Durante as discussões, uma tempestade de ideias. Uma delas é a de realizar um concurso entre alunos e professores reunindo as melhores sugestões. Algo transdisciplinar que envolva os diversos cursos da Católica como Direito, Administração, Engenharia e Arquitetura. “É preciso pensar de forma holística e mais completa”, pontuou Waked.

Outra sugestão é a criação de uma rede de fidelidade que reúna prestadores de serviços instalados no entorno da Universidade. Seria uma espécie de Clube de Parceiros que serviria para estimular as atividades de cada um que forma a cadeia produtiva. A iniciativa pode se materializar com o desenvolvimento de um aplicativo específico.

De acordo com os organizadores da Unicap Changemaker, as ações na Rua do Lazer podem fazer parte de um projeto piloto do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Social da Unicap, o L.I.C.E.U. “Queremos apresentar a comunidade acadêmica uma plataforma aceleradora dos projetos de impacto social. Além de resolver algo que está no nosso entorno, que traz uma série de problemas socioambientais, queremos escalonar essa solução e que ela se torne um modelo para inúmeras outras situações idênticas a essa ou, no mínimo, similares. Que a gente consiga, de forma colaborativa, construir soluções”, afirmou Pellegrino.