MBAs da Unicap com metodologia inspirada na Harvard Business School

O desenvolvimento de líderes e profissionais a partir de uma construção coletiva de conhecimento. Essa é a proposta da metodologia dos cursos de MBA, oferecidos pela Unicap, inspirada na experiência da escola de negócios da Universidade de Harvard. O projeto pedagógico foi apresentado na noite desta segunda-feira (8/04) pelo diretor da Católica Business School, Prof. Msc. Maurício Xavier. A aula inaugural reuniu, no auditório Dom Helder Camara, as turmas dos MBAs em Gestão de Negócios; Gestão de Projetos; Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; Investimento em Ações e Mercado de Capitais; e Finanças e Controladoria.

Fotos: Pedro Borges

Maurício Xavier destacou que a grade curricular foi organizada em três níveis: basic, intermediate e advanced. Algumas disciplinas do primeiro módulo serão comuns a todos os cursos. “A ideia de juntar as turmas é estimular contato com pessoas de outras áreas”, disse ele ao convidar os alunos para o coffee break. “Durante as aulas haverá paradas estratégicas para que vocês possam se integrar e fazer networking, que é a palavra chave do mercado”.

Durante a apresentação, ele destacou sete aspectos que irão nortear o ensino-aprendizagem dos MBAs da Unicap. O primeiro coloca o estudante no centro do processo; o segundo trata do papel do professor, “que é o de facilitador”. Na sequência, temas como autonomia do aluno; cultura escolar (regras, procedimentos exigidos pela legislação dos cursos presenciais); instalações “baseadas no modelo das grandes escolas de negócio do mundo com espaço inteiramente pensado para o desenvolvimento do conhecimento”; avaliação; e tecnologia. “O MBA é um facilitador do encarreiramento”, disse Xavier, que atua no mercado como consultor há 25 anos.

Fotos: Pedro Borges

Citando a pirâmide de William Glasser, Xavier afirmou que a metodologia ativa de ensino aumenta a aprendizagem em 90% e que o processo na Católica Business School será o de aprendizagem disruptiva. “Ela será autodirecionada porque você vai dar o ritmo de como você vai estudar; personalizada porque vamos ter teoria e prática misturada com você. A gente quer que você contextualize na sua vida, na sua carreira e na sua empresa. É isso que vai gerar conhecimento”, explicou ele, dizendo que esse modelo de aprendizagem também é democrático.

As aulas foram estruturadas em quatro momentos. A primeira meia hora será a de revisão da aula anterior. “É uma maneira de ser justo com quem consegue chegar no horário sem prejudicar aquele aluno que tem problemas na mobilidade. A gente está no Centro da cidade e sabe como é difícil esse deslocamento”. O segundo momento da aula será dedicado à parte teórica. Depois, haverá questões práticas contextualizadas em case study. Por último, “as discussões envolvendo todos os presentes”, detalhou Maurício.

A aula inaugural contou com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; do Pró-reitor Administrativo, Profº Msc. Márcio Waked (que coordena os MBAs em Gestão de Negócios e Gestão de Projetos); além dos coordenadores do MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional (Msc. Karla Theonilla, gerente de RH da Universidade); Investimento em Ações e Mercado de Capitais (Drª Ana Cristina Guimarães Carneiro); e Finanças e Controladoria (Msc. Silas Pacheco Figueira, diretor de Centro de Ciências Sociais  – CCS – da Universidade).